A 20ᵃ Regional de Saúde, que pertence a Toledo, está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em uso, conforme mapa de ocupação de leitos divulgado pelo Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná (Consamu) na manhã desta quinta-feira (20). A ocupação das enfermarias na 20ª Regional de Saúde está em 76%.
A 8ª Regional de Saúde de Francisco de Beltrão segue com 100% das UTI em uso, já a enfermaria está em 90%.
A 10ª RS está com 93% de ocupação e tem oito leitos de UTI disponíveis, deste número seis são no Hospital Universitário, um em hospital de Nova Aurora e outro em Céu Azul.
Em relação a Macrorregião Oeste, que é a união da 7ª, 8ª, 9ª 10ª e 20ª Regionais de Saúde há 12 vagas disponíveis das 320 existentes, dessa forma está em 96,3% de ocupação.
Outro índice preocupante do mapa de ocupação de leitos é o número de pacientes que aguardam transferência para leitos de Sistema Único de Saúde (SUS), são 57 pessoas para UTI e 49 para enfermaria, em soma são 106.
Além disso, há um paciente na enfermaria pediátrica, o que significa que está em 50% de uso, pois há dois leitos.
Outro dado preocupante apontado pelo boletim é que apesar de haver leitos disponíveis em enfermarias dos hospitais, muitos casos são de pacientes com alto fluxo de oxigênio. O quadro desses pacientes podem se agravar e eles podem evoluir para UTI e, segundo o boletim, nesses serviços não há esse perfil de leito.
Com Catve