Fale com a gente

Municípios Momento crítico

Covid-19: 23 pacientes intubados em Toledo aguardam vaga de UTI; na Macro Oeste 181 esperam por leitos

Publicado

em

(Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital), de Toledo, está sem capacidade de receber pacientes e 23 pessoas intubadas aguardam por transferência para unidade de terapia intensiva (UTI).

Essa situação foi informada pela Secretaria Municipal de Saúde que diante das dificuldades que enfrenta convocou uma reunião virtual com autoridades da 20ª Regional de Saúde, Samu, prefeitos e secretários da região, representantes de hospitais e demais entidades.

“A Secretaria de Saúde reafirmou que todos os esforços estão sendo feitos, desde o início da pandemia, para ampliar o atendimento, porém neste momento não há mais capacidade absorver pacientes por falta de estrutura física, equipamentos, insumos e recursos humanos”, diz o município.

Segundo a prefeitura, no início da pandemia – março de 2020 – haviam quatro respiradores no PAM. Em março deste ano, no ápice da “segunda onda”, chegou-se a 18 pacientes intubados e que agora são 23 à espera de UTI.

“A falta de UTI’s na macrorregião resulta em 181 pacientes esperando por leitos neste momento”, ressalta.

A orientação da Prefeitura de Toledo é para que pacientes com sintomas gripais devem procurar o atendimento ambulatorial no PAM e na unidade para atendimento de pacientes sintomáticos instalada na UBS Cosmos.

“O momento é crítico e pedimos à população que só saia em situações de extrema necessidade. Usem a máscara corretamente, mantenham o distanciamento e façam a higienização das mãos frequentemente”, ressalta comunicado da prefeitura.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente