Fale com a gente

Municípios Maripá

Cozinheiras da escola Kuroli vencem concurso de receitas saudáveis da alimentação escolar

Publicado

em

Três receitas foram criadas para participar do concurso. (Foto: Camila Angst/Assessoria)

As cozinheiras Dulce Gust Milbratz e Claci Robe da Escola Municipal Professor Leopoldo Kuroli são as vencedoras do 4º Concurso de Receitas Saudáveis da Alimentação Escolar da BP3 e Oeste do Paraná, realizado na quarta-feira (13), no Centro de Eventos. O concurso é promovido pelo Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Itaipu Binacional em parceria com o Município de Maripá por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

O prato criado pelas cozinheiras foi Batata Doce Gratinada com Legumes, que além da batata doce, leva frango e uma grande variedade de legumes na composição. Além de premiação de R$ 1 mil para as cozinheiras e R$ 800,00 para a escola, a receita vencedora vai fazer parte do 4º Caderno de Receitas Saudáveis para Alimentação Escolar da BP3.

Em 2º lugar ficou o prato Escondidinho da Malu, criado pelas cozinheiras Maria Teresinha Selslein e Marta Teixeira, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Casinha Feliz e em 3º lugar um Bolo de Feijão Preto feito pela cozinheira Marlene Zanfirow, da Escola Municipal Pedro Álvares Cabra, de Pérola Independente.

O concurso tem como objetivo a criação de receitas saudáveis com a utilização de alimentos da agricultura familiar para que sejam incluídas no cardápio da alimentação dos alunos. “Cada instituição do nosso município tem o seu próprio cardápio desenvolvido a cada mês por nutricionista da secretaria e cerca de 90% dos alimentos comprados com recursos do governo federal (PNAE) são da agricultura familiar, sendo que o mínimo exigido é de 30%. Isso reforça a qualidade dos produtos e, consequentemente, da alimentação escolar que é oferecida às crianças de Maripá”, destaca a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Janaína Müller Geraldi.

 

A AVALIAÇÃO

A comissão julgadora do concurso foi composta por cinco profissionais da área, servidoras do município de Nova Santa Rosa: uma nutricionista, duas cozinheiras, uma diretora de escola e a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A nota foi composta em 40% pela ficha técnica da receita, composta pelo valor nutricional, reaproveitamento de alimentos e a aplicabilidade no cardápio escolar, entre outros. Os 60% restantes foram definidos pela nota das juradas, que avaliaram quesitos como a apresentação visual, sabor, aroma e textura.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente