Fale com a gente

Municípios Em Pato Bragado

Cras promove semana de ações de valorização às pessoas com deficiência

Publicado

em

Secretaria de Assistência Social e Sicredi são incentivadores da inclusão (Foto: Marili Koehler)

As atividades da Semana de Valorização das Pessoas com Deficiência iniciaram na manhã de terça-feira (28), com um café, servido pelo Cras de Pato Bragado e abertura da exposição de trabalhos manuais do grupo “A vida em cores”.

O grupo “A vida em cores” recebe, semanalmente, aulas de pintura, decoupagem e colagem no Cras, ministradas pela instrutora Ilse Kotz. “Nessas aulas os participantes trabalham a arte como forma de expressão e ferramenta de socialização e fortalecimento de vínculos, tudo de forma lúdica e prazerosa”, conta a coordenadora do Cras, Deisi Mengarda.

A ocasião foi realizada na praça e contou com a presença de autoridades como o prefeito em exercício, Dirceu Anderle, secretária de Assistência Social, Marli Wollmann, gerente da Sicredi, Ronald Schroeder, colaboradores da Secretaria e da Sicredi, além de dezenas de pessoas com deficiência.
A programação segue na quinta-feira (30), com visita ao Senac de Marechal Cândido Rondon e na sexta-feira (31), às 14h30, no Cras, com palestra, bingo e distribuição de brindes. Também, durante a semana, serão distribuídos panfletos explicativos no comércio.

 

Reconhecimento

Na opinião do prefeito, as atividades buscam reforçar o reconhecimento das pessoas com deficiência, não como seres especiais, mas como sujeitos de direito, cidadãos como qualquer outro em uma sociedade de infinitas diversidades, constante transformação e da qual todos fazem parte, portadores de deficiência ou não. Citou algumas obras de engenharia e acessibilidade no município, como rampas e piso tátil em grande parte das calçadas, banheiros adaptados nos prédios públicos e elevador na escola municipal.

 

CRAS E CREAS

Já a secretária de Assistência Social garantiu que por intermédio do Cras é promovido o acesso a direitos e benefícios e, também o atendimento psicossocial às pessoas com deficiência e suas famílias, através de equipe composta por assistente social e psicóloga. “Além disso, também temos o Creas que atua no combate a violações de direitos das pessoas com deficiência, oferecendo ainda o atendimento psicossocial e jurídico, além de encaminhamentos ao Judiciário e Ministério Público”, reforçou.

Também são oferecidas, pela administração municipal, diversas outras atividades como o grupo de danças Sem Limites, mantido pela Secretaria de Educação e Cultura. Toda semana os integrantes se reúnem no centro cultural para os ensaios coordenados pelo instrutor Sival Klitzke que também preside a Associação – Adepta que busca a integração, o fortalecimento e garantia dos direitos.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente