Fale com a gente

Municípios Alerta

Creas de Pato Bragado aborda impactos e consequências do trabalho infantil

Publicado

em

Divulgação

Explanações referentes ao trabalho infantil foram repassadas quinta-feira (1º), pela coordenadora do Creas, assistente social Rafaela Melo Damasceno Couto, e pela psicóloga Andrinea Cordova da Rosa aos estudantes do Colégio Estadual Pato Bragado.
Doze de junho é considerado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho infantil. A data foi instituída em 2002, por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Conforme as profissionais, pela importância dessa temática, é preciso que seja trabalhada não somente nessa data, alegando que adultos e crianças são muito diferentes fisiológica e psicologicamente. “Na infância, a criança se encontra num processo grande e muito importante de desenvolvimento. Muitas vezes o que acontece na vida dela pode gerar impactos permanentes”, explica, acrescentando que além da perda de direitos básicos, como educação, lazer e esporte, as crianças e adolescentes que trabalham costumam apresentar sérios problemas de saúde, como fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergias e problemas respiratórios.
Rafaela e Andrinea afirmam que trabalhos que exigem esforço físico extremo, como carregar objetos pesados ou adotar posições antiergonômicas, podem prejudicar o seu crescimento, ocasionar lesões na coluna e produzir deformidades. Por sua vez a assistente social e psicóloga defendem que os filhos devem sim, ajudar nas tarefas domésticas, pois são atividades que não se caracterizam como trabalho infantil.

 

Com informações da Assessoria

Copyright © 2017 O Presente