Fale com a gente

Municípios Santa Helena

Creas informa população sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, intensificando a preocupação quanto aos direitos humanos das crianças e adolescentes de todo o país. Todos os anos é realizada a campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que vem para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual.

Em Santa Helena, crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual são assistidas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) por meio de atendimentos realizados por assistentes sociais, psicólogos, advogado e educadores sociais.

Para os profissionais do CREAS, é fundamental ouvir as crianças e os adolescentes, pois a mensagem pode surgir através de uma brincadeira, de uma frase ou de pequenas mudanças de comportamento, por isso é preciso ficar de olho: “Essas ocorrências acontecem em todos os lugares e aqui não é diferente. Ao identificar alguma suspeita, a recomendação é ligar no disque 100, Conselho Tutelar ou diretamente no CREAS pelo fone 45 3268-8279. A partir da denúncia, inicia-se o atendimento psicossocial especializado e o acompanhamento familiar. Tendo como objetivo fortalecer a vítima e a família na superação da violência e amenizar as sequelas”, afirma a psicóloga Alessandra Elisa Gromowksi.

Segundo a psicóloga Francieli Ghellere, “os abusos sexuais podem se caracterizar por diversas formas, vale ressaltar que a violência sexual não se caracteriza apenas pela prática do ato sexual consumado, a exemplo a exposição de conteúdo sexual em mídias digitais. Os agressores, na maioria das vezes, utilizam-se de violência psicológica, intimidação e convencimento, por meio de práticas que a vítima não identifica como maléficas, segundo estatísticas, os autores em sua maioria são pessoas da própria família, vizinhos ou amigos próximos”, explica a profissional.

 

ENTENDA

Vale ressaltar que abuso sexual é a prática de qualquer ato sexual com crianças/adolescentes menores de 14 anos independente do consentimento da mesma. Já a exploração sexual está ligada ao comércio com fins lucrativos de atividades que envolvam o aliciamento de crianças e adolescentes utilizando-as como objetos sexuais, como a prostituição e o tráfico humano. Ainda a produção de material pornográfico, fotos e vídeos, ou expor as vítimas a tais cenas. Tanto o abuso quanto a exploração sexual podem ocorrer tanto no âmbito familiar quanto fora dele.

 

A DATA

Esse ano a campanha completa 20 anos, o dia 18 de maio instituído pela Lei Federal n° 9.970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Nesse dia, em 1973, a menina Araceli, de 08 anos, capixaba de Vitória/ES, sofreu todos os tipos de violência e foi encontrada morta. Seu corpo apareceu 06 dias depois e foi desfigurado por ácido. Os agressores nunca foram punidos.

Todos nós somos responsáveis pela segurança das crianças e dos adolescentes, fazer bonito quer dizer: estar disposto a ouvir, denunciar e defender. Quem não denuncia também violenta.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente