Fale com a gente

Municípios Pato Bragado

Creas promove novo encontro de capacitação das famílias acolhedoras

Publicado

em

Fotos: Marili Koehler

No intuito de aprimorar o trabalho de acolhimento às crianças e adolescentes, o Creas, com apoio de Secretaria de Assistência Social de Pato Bragado, promoveu, na manhã de ontem (20), a segunda capacitação do ano aos inscritos no programa Família Acolhedora.

Além do acompanhamento domiciliar, a família acolhedora é instruída sobre o papel e responsabilidades que assume como parceira no atendimento dos filhos que foram afastados da família por estarem em situação de violência e na preparação para o retorno à família biológica ou substituta.

A capacitação contou com a presença da secretária de Assistência Social, Ivanir Maehler e foi conduzida pela coordenadora do Creas, assistente social, Rafaela Melo Damasceno Couto e psicóloga Andrinea Cordova da Rosa, acerca das “Fases do Desenvolvimento Infantil”.

De acordo com Rafaela e Andrinea, a pessoa herda uma série de estruturas biológicas (sensoriais e neurológicas) que vão amadurecendo em contato com o ambiente. Com base no cientista suíço, Jean Piaget, elas apresentaram os diversos períodos do desenvolvimento infantil, dos zero aos 12 anos, considerando as modificações cognitivas, afetivas, sociais, limitações e conquistas.

“Com 11 ou 12 anos em diante, período em que estão ingressando na adolescência, os jovens adquirem a capacidade de criticar os sistemas sociais, discutindo valores morais dos pais e construindo os seus próprios, adquirindo, portanto, autonomia”, apontaram. A partir disso, as famílias acolhedoras também foram instruídas sobre as mudanças corporais, psíquicas, tendências negativas e positivas pelas profissionais.

Inscrições a novas famílias interessadas são contínuas e podem ser efetuadas no Creas.

Capacitação às famílias acolhedoras foi conduzida pela coordenadora do Creas, assistente social, Rafaela Melo Damasceno Couto e psicóloga Andrinea Cordova da Rosa. Foto: Marili Koehler.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente