Municípios Teatro Municipal de Toledo

Crianças prestigiam Mostra de Circo no segundo dia de apresentações

(Foto: Eliane C. Torres)
  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

  • (Fotos: Eliane C. Torres)

Centenas de crianças lotaram na quarta-feira (27), o Teatro Municipal de Toledo, no segundo dia de exposição dos grupos sociais que estão participando da XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo. A programação continua nesta quinta-feira (28), com as duas últimas sessões, às 9 e às 14 horas. Ao término, às 16 horas, será realizado no local um bate papo com os instrutores sobre a produção dos shows apresentados, com Alex Machado, Tânia Piazzetta e Aires Coutinho. O grupo está acompanhando e avaliando as apresentações para dar posteriormente um retorno aos participantes.

Eles também escolherão os projetos destaques em figurino, maquiagem e espetáculo, que serão conhecidos e premiados na sexta-feira, às 20 horas, na pista de skate do Parque Frei Alceu. Também no local serão feitas as provas visando a liberação da carteira de monociclo. O “documento” foi instituído pelo Circo da Alegria, como forma de reconhecer os usuários mais preparados. Após será realizada a Noite de Luz e Fogo, com apresentações e competições, shows com as bandas Los Coronezos e Bicho Pau, de Toledo, e a performance O Anjo Gabriel, com Marcos Gabriel Freitas, de Curitiba. Este show não é recomendado para menores de 14 anos de idade.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Na sexta-feira (29) e no sábado (30), durante todo o dia, serão realizadas oficinas circenses no picadeiro do Circo da Alegria e na quadra de esportes da escola municipal Anita Garibaldi, onde funciona o projeto. As oficinas são com vagas limitadas e as inscrições foram feitas previamente, conforme interesse e conhecimento dos participantes. As oficinas são para os níveis básico, médio e avançado e serão ministrados por professores da Escola Nacional de Circo e outros profissionais reconhecidos na área. Entre os instrutores estarão Alex Machado e Alexandre Souto, da Escola Nacional de Circo, Aires Coutinho, de Maringá, entre outros artistas.

Nesta quinta-feira (28), às 20 horas, no Teatro Municipal, será realizado o espetáculo “Los Circo Los Variété, com o grupo Los Circo Los e convidados, de Campinas , São Paulo. Com direção e concepção de Rodrigo Mallet, o espetáculo traz a riqueza de sensações e emoções que o Circo pode proporcionar, incluindo malabarismos, acrobacias, equilibrismo, mágica e comicidade. O espetáculo é para todas as idades e o acesso é livre.

A XIII Mostra de Circo Social e VI Festival Nacional de Circo de Toledo é uma realização da prefeitura de Toledo, Secretaria de Educação, Escola Municipal Anita Garibaldi/Circo da Alegria e Circo Ático e conta com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Cultura, Esporte, Comunicação, Administração e outros parceiros.

 

PROFESSORES DESTACAM PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES

Alunos do colégio Imaculado Coração de Maria (Incomar) prestigiaram pela primeira vez a Mostra de Circo Social e Festival Nacional de Circo. A direção da escola foi motivada a levar seus alunos a partir das informações dos professores da rede municipal, que também lecionam na escola. “Alguns dos nossos professores, que também trabalham em escolas municipais, nos falaram da qualidade dos trabalhos e resolvemos trazer também nossos alunos. As crianças estão adorando”, disse a coordenadora de Educação Infantil da escola, Daiane Vertuan. Ela e demais professoras acompanharam um grupo de cerca de 250 estudantes do maternal ao pré II. “Com certeza atividades como estas ajudam na formação das crianças e também para que elas conheçam e valorizem os artistas locais e regionais”, acrescentou a professora.

Wanessa Tiecher, da escola municipal São Francisco, acompanhou na terça-feira os estudantes da Escola Municipal São Francisco de Assis. A escola trouxe alunos de dez turmas. “Eles estavam muito ansiosos para vir. Nós participamos todos os anos e eles aguardam com grande expectativa esta data”. Segundo ela, alguns dos estudantes que frequentam a escola também participam de atividades no Circo da Alegria, no contraturno escolar. Ela acredita que ao prestigiar a Mostra e o Festival, a escola está contribuindo na formação das crianças, incentivando a valorização da cultura local e regional e despertando o interesse deles pela arte e cultura.

 

Com assessoria

TOPO