Fale com a gente

Municípios Agenda do secretário

Cronograma de vacinação contra a Covid-19 está mantido no Paraná, afirma Beto Preto em visita a Cascavel 

Publicado

em

(Foto: Catve)

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, cumpriu agenda em Cascavel nesta quarta-feira (21).

Alguns dos temas tratados pelo secretário foi a variante Delta. No Estado, estudos estão em andamento sobre a eficácia da vacina, tendo até então resultado positivos. No Paraná são 13 casos confirmados, nos municípios de Apucarana, Rolândia, Mandaguari, Francisco Beltrão, São Jose dos Pinhais, Curitiba, Araucária e Piraquara, além de seis óbitos, outros casos são investigados.

As equipes realizam o trabalho de rastreamento para saber o contato. Beto Preto ainda destaca que ainda não há transmissão comunitária da variação Delta.

O secretário afirmou que o cronograma de vacinação para o Estado está mantido para o dia 31 de agosto para pessoas acima dos 18 anos que querem receber o imunizante. De acordo com ele, o prazo pode ser até adiantado para meados do mesmo mês.

Ao ser questionado sobre Cascavel ser a terceira que mais aplica doses, Beto Preto disse que fica feliz com o esforço dos municípios sobre a imunização.

A diretora da 10ª Regional de Saúde, Lilimar Mori, comentou que a Macrorregião Oeste está há dois dias sem lista de espera para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias. Lilimar comentou que leitos podem ser fechados a partir de 1° de agosto, de forma gradativa, sempre observando a curva da pandemia. Caso tenha uma reversão, eles podem ser reativados.

 

CIRURGIAS ELETIVAS

Ao ser questionado sobre as cirurgias eletivas, Beto Preto esclarece que o tema está em discussão.

O secretário também explicou que após a pandemia será necessário ver alguns pontos como reorganizar as cirurgias eletivas, realizar a reabilitação das pessoas que ficaram com sequelas devido a doença e também serviços de atendimento para saúde mental.

Beto Preto comentou que foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma autorização de reversão de recursos provenientes de multas no Procon para as cirurgias eletivas, podendo gastar aproximadamente 70% da verba, além de utilizar outros recursos enviados pelo ministério.

 

CHEGADA DAS DOSES

Há previsão de chegada de novas doses da vacina, para primeira e segunda aplicação, contra a Covid-19 para hoje em Cascavel na 10ᵃ Regional de Saúde. “Até o final do mês de julho, que ainda faltam dez dias, nós devemos receber 700 a 800 mil doses. É a expectativa”, enfatizou.

Beto Preto ainda comentou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a compra de 60 milhões de doses, que se for concretizado o envio, será 3 milhões para o Paraná.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente