Fale com a gente

Municípios Aperfeiçoamento do agronegócio

Curso de manejo de pragas na cultura da soja começa a ser aplicado em Pato Bragado

Publicado

em

Prefeito Mano, vice-prefeito John Nodari e a secretária de Agricultura, Jaqueline Vanelli acompanharam a abertura ao lado de representantes do Sindicato Rural e Senar (Foto: Marili Koehler)

Mais uma parceria foi fechada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Pato Bragado com o Sindicato Rural e o Senar/PR, viabilizando novas oportunidades de aperfeiçoamento ao agronegócio do município. No mês de junho, o curso de manejo e ordenha, de 26 horas de capacitação com certificação, possibilitou o aperfeiçoamento dos produtores de leite.

Já uma outra oportunidade de qualificação iniciou no mês de junho e ainda está em andamento. Trata-se do Programa Empreendedor Rural (PER) 2021, destinado a agricultores/as, com objetivo de otimizar a gestão, aumentando a produtividade e rentabilidade no campo, para que possam melhorar a sua qualidade de vida e da família, gerindo o patrimônio e o negócio. São 140 horas/aula com certificação.

 

INSPETOR DE CAMPO

Desde a quarta-feira (04), no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro, os produtores rurais participam do curso do curso Inspetor de Campo – de Manejo Integrado de Pragas (MIP), da cultura de soja pelo Senar, a partir da redução do número de aplicações de inseticidas, ocasionando queda nos custos de controle das principais pragas da soja e a consequentemente diminuição do impacto ambiental.

Prefeito Leomar Rohden, o Mano, vice-prefeito e secretário de Saúde, John Nodari e a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Jaqueline Vanelli acompanharam a abertura ao lado de representantes do Sindicato Rural e Senar.

O curso é gratuito aos produtores rurais e contará com 52 horas, sendo 16 de aulas teóricas e o restante de duas horas práticas com certificação pelo Senar na propriedade de cada participante, acerca do seguinte conteúdo programático: conceitos básicos e importância do manejo integrado de pragas; protocolo de condução do talhão no MIP; principais pragas da cultura da soja; principais inimigos naturais das pragas da soja; estádios fenológicos da planta de soja; amostragem dos insetos; níveis de dano econômico e alternativas de manejo para controle.

 

RECONHECIMENTO

Conforme o prefeito Mano, os cursos são uma forma da administração municipal reconhecer os investimentos que os produtores rurais realizam nas suas propriedades, aplicando nas lavouras, na construção de novos aviários, salas de ordenha e pocilgas, alevinos o que gera ainda mais retorno de ICMS ao município.

Atualmente cerca de 80% da receita de Pato Bragado é originária do agronegócio e o município oferta vários programas de subsídios à agricultura, com atualização constante desses benefícios.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente