O Presente
Municípios

Decisão judicial decreta nulidade de todo procedimento de demarcação de terras indígenas em Guaíra

calendar_month 19 de fevereiro de 2020
2 min de leitura

Foi proferida pela Justiça Federal de Guaíra, ontem (17), uma decisão judicial em primeira instancia a qual decretou a nulidade de todo o procedimento de demarcação de terras indígenas em Guaíra.

O município, por meio de sua Procuradoria Jurídica, ajuizou em março de 2017 uma ação pleiteando a nulidade de todos os atos praticados pela Funai no procedimento de demarcação, por entender que não lhe fora assegurado a devida participação em todos as fases do procedimento administrativo de demarcação, o qual fora instaurado pela Funai em 2009.

A decisão judicial julgou procedente a tese do município de Guaíra, reconhecendo a irregularidade do procedimento desenvolvido pela Funai.

Em reconhecimento à argumentação do município e aos fatos comprovados, a Justiça Federal determinou que a Funai deverá suspender qualquer ato demarcatório relacionado à identificação e demarcação de terras indígenas na região do município de Guaíra. Foi ainda estipulada multa no valor de R$ 75 mil na hipótese de descumprimento da decisão pela Funai.

Desta decisão cabe recurso da parte interessada ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.