Fale com a gente

Municípios Receitas saudáveis

Cozinheiras e nutricionistas de 58 municípios do Oeste participam de curso

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Novas receitas. Criatividade. Aproveitamento total dos alimentos. Sucos, bolos, geleias, tortas, mingaus. A variedade de tudo o que pode ser feito depende do envolvimento e trabalho conjunto. Cozinheiras, coordenadores de alimentação escolar e nutricionistas de 58 municípios da região Oeste do Paraná e do Mato Grosso do Sul, participam do 4º curso de formação continuada e 4º concurso de receitas saudáveis. O cronograma, a partir 1º de agosto, até dia 21 de agosto, contempla o segundo módulo de formação com o tema “Aproveitamento Integral dos Alimentos na Merenda Escolar”.

Para as formações os municípios foram agrupados em sete polos regionais. O primeiro foi em Missal, o segundo em Vera Cruz do Oeste, nesta quinta-feira (08), em Quatro Pontes, e nesta sexta-feira (09), em Terra Roxa. Na sequência, dia 12 em Maripá, dia 15 em Corbélia e dia 21 em Boa Vista da Aparecida.

O trabalho embasa a criação de cardápios alternativos, conforme a nutricionista, especialista em gestão da qualidade e segurança dos alimentos, Adriana Hernandes Martins, que é a facilitadora do 2º módulo de formação continuada. “Um dos desafios foi desenvolver receitas sem a utilização de farinha de trigo”, observa. “A saúde e hábitos saudáveis de vida merecem atenção especial”, destaca o presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Leomar Rohden.

 

Novos cardápios

Com esta ação o que se quer, segundo Mauri Schneider, é incentivar cozinheiras e nutricionistas a criarem cardápios alternativos com estímulo à aprendizagem através de uma boa alimentação, contribuir com hábitos alimentares saudáveis. “Um trabalho muito positivo. Diversas receitas interessantes foram desenvolvidas”, analisa o prefeito de Missal, Eduardo Staudt, que prestigiou o trabalho no município.

Dentre os parceiros para a formação estão a Associação de Nutrição do Oeste do Paraná (Anuop), com certificação dos participantes pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em curso de extensão, segundo o coordenador do Convênio Linha Ecológica, Mauri Schneider. A realização do projeto é da Itaipu Binacional, juntamente com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, por intermédio do Convênio Educação Ambiental e Cultura.

No primeiro módulo foram trabalhadas as relações interpessoais, separação de resíduos típicos de cozinha, compostagem e construção de cardápios com alimentos da agroecologia e da agricultura orgânica. O segundo módulo contempla boas práticas de manipulação de alimentos e segurança do trabalhador, com aproveitamento integral dos alimentos na merenda escolar e o terceiro módulo está voltado para a utilização das plantas alimentícias não convencionais (Pancs), na alimentação escolar.

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente