Municípios Vigilância Epidemiológica

Dengue diminui significativamente e junho encerra com registro de apenas um caso em Pato Bragado

(Foto: Divulgação)

O mês de junho encerrou com o registro de apenas um caso positivo de dengue em Pato Bragado. O paciente, conforme informações da Vigilância Epidemiológica, apresentou os sintomas de exantema (manchas vermelhas), cefaleia, mialgia (dores musculares), além de hemograma alterado.
Considerando que nos cinco primeiros meses do ano, o município apresentou o crescimento significativo de pessoas infectadas pelo mosquito Aedes aegypti, chegando a 355 casos positivos no início de maio, a diminuição da epidemia é expressiva e pode ser comemorada.

Entre as razões apontadas pelo setor de Endemias da Secretaria de Saúde para a diminuição de pessoas infectadas pelo Aedes aegypti, está a realização dos três ciclos do fumacê, por todas as ruas, emitindo baixas doses de um inseticida novo, disponibilizado pelo governo federal. Além disso, os agentes consideram fundamental a colaboração da população nos cuidados referentes à proliferação do mosquito e pedem para que as pessoas mantenham as medidas preventivas contra a doença, em calhas, cisternas que devem ser vedadas na entrada e saída e todos os pontos que possam acumular água, já que o frio não elimina, apenas diminui a circulação do mosquito.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Segundo eles, esse é o momento de todos manterem os cuidados redobrados para que não correr o risco de nova epidemia.

Na intenção de que as pessoas mantenham o discernimento quanto os sintomas da dengue, a fim de que não sejam confundidos com os da Covid-19 (febre, falta de ar, coriza e dor na garganta), é importante que as pessoas não fiquem com dúvidas. A orientação é ligar imediatamente para o número de plantão (45) 99969-4608 para relatar os sintomas e receber a primeira avaliação em casa.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO