Considerada patrimônio histórico e cultural de Santa Helena, a Casa Schierholt terá um novo destino de acordo com a intenção da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O imóvel foi doado pela família ao município em 2014 para que utilize como espaço para oficinais e eventos culturais e mantenha viva a história da colonização, sobretudo os descendentes de alemães que chegaram nas décadas de 30, 40 e 50.
Atualmente, ela está estabelecida no terreno da família, na Avenida Brasil, próximo ao Fórum. O município promoverá no dia 05 de março, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para apresentação das novas ideias de realocação do bem e o acolhimento das opiniões da população.
Conforme um dos organizadores da audiência, Natã da Costa Duarte, a intenção é transformar a casa, que possui sete cômodos incluindo o sótão, em um novo espaço cultural para Santa Helena: “Convidamos a todos para este momento que será decisivo para definirmos onde instalaremos a Casa Schierholt que será mais uma opção para sediarmos apresentações teatrais, espetáculos ou, então, abrigarmos oficinais do departamento. Tudo isso, será discutido na audiência do dia 5”, explica o servidor público.

Com assessoria