O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou nesta quinta-feira (23) a retomada dos agendamentos para os exames de aptidão física, mental e de avaliação psicológica exigidos para obtenção e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os agendamentos estavam suspensos desde meados de julho devido à implantação do novo modelo de cobrança dos exames, previsto pelas Leis Estadual nº 23.259/2026 e Federal nº 15.428/2026. Com a mudança, o valor máximo cobrado pelos exames passou a ser de R$ 180, conforme regulamentação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com o Detran-PR, o sistema já foi adequado para permitir a retomada dos agendamentos. No novo modelo, o órgão é responsável pela gestão da plataforma e pelo agendamento dos exames, enquanto a definição da oferta de vagas e o recebimento dos pagamentos ficam sob responsabilidade das clínicas credenciadas.
Apesar da retomada anunciada pelo Detran-PR, motoristas ainda relatam dificuldades para agendar os exames. Em Cascavel, usuários informaram à reportagem que continuam sem encontrar vagas nas clínicas credenciadas.
O Detran-PR informou que o credenciamento de clínicas segue aberto e que os aditivos contratuais, adaptados à nova legislação, já estão disponíveis. Segundo o órgão, a normalização dos atendimentos depende da adesão das clínicas ao novo modelo e da abertura das agendas pelas empresas credenciadas.
O departamento também lembrou que, conforme a Deliberação nº 278/2026 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os motoristas com CNH vencida a partir de 5 de junho de 2026 terão prazo estendido para realizar a renovação. Nesses casos, os documentos permanecem válidos até 9 de setembro de 2026.
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp
