Fale com a gente

Municípios Luto

Diocese de Toledo emite nota pelo falecimento de D. Lúcio Baumgaertner; velório será na catedral de Cascavel

Velório inicia às 14 horas, na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Missas estão programadas ao longo do dia e noite; sepultamento será na tarde de domingo (2)

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo dom João Carlos Seneme, e seu clero, manifesta profundo pesar pelo falecimento do arcebispo emérito de Cascavel, D. LÚCIO IGNÁCIO BAUMGAERTNER, 91 anos, ocorrido nesta manhã de sábado, 1º de abril.

D. Lúcio foi o terceiro bispo da Diocese de Toledo, tendo sido empossado em 20 de novembro de 1983, em celebração na Catedral Cristo Rei.

Reconhecido pelo zelo pastoral e administrativo, no seu tempo de governo diocesano de 1983-1996 tiveram início as atividades do Centro de Formação – Instituto São João Paulo II (casa de formação dos leigos da Diocese), Casa de Maria – Assistência à criança e ao adolescente – e foi criada a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Maripá. Também no decorrer do período foi inaugurada a nova Catedral Cristo Rei, durante as comemorações do Jubileu de Prata da Diocese. Na Igreja no Paraná, presidiu o Conselho Episcopal Regional Sul 2 da CNBB.

Seu lema episcopal era “Ut Vitam Habeant” (Para que tenham vida).

Rogamos a Deus para que acolha D. Lúcio na sua infinita misericórdia, pois somente o Senhor sabe os esforços por ele empreendidos para que esta parcela de seu povo fizesse sua caminhada como discípula missionária de Cristo.

D. Lúcio visita a Casa de Maria em 2018

D. Lúcio na Festa da Fé (1998) e na celebração dos 50 anos da Diocese de Toledo (2009)

D. Lúcio em ordenação presbiteral do Pe. Ademir Alves Teixeira (1987)

D. Lúcio ao lado de D. Armando Círio em celebração na Paróquia São Pedro e São Paulo (Toledo)

Velório

O velório de Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner inicia às 14h deste sábado (1°) na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no Centro de Cascavel no Oeste do Paraná.

Dom Lúcio morreu enquanto estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de hospital particular. Ele estava hospitalizado desde a última terça-feira, 28 de março, quando apresentou um quadro pulmonar respiratório delicado, o que acarretou na morte.

A primeira missa está prevista para as 15h e será presidida por Dom Aparecido Donizeti de Souza, bispo auxiliar de Cascavel.

Outros atos litúrgicos estão previstos para 18h, 21h, 00h de sábado e 3h, 6h, 9h e 12h de domingo.

A programação conta com Missa de corpo presente e exéquias de Dom Lúcio, presidida por Dom Adelar Baruffi, arcebispo de Cascavel.

O translado do corpo ao Cemitério Central, onde também estão enterrados Dom Mauro Aparecido dos Santos e Dom Armando Círio, para o sepultamento está previsto para as 15h de domingo (2).

Com Diocese de Toledo e Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente