Fale com a gente

Municípios Maripá

Doe Sangue, Salve Vidas: transporte para doadores será disponibilizado no dia 11

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Com pouco mais de dois anos de existência, a campanha “Doe Sangue, Salve Vidas” desenvolvida pela Secretária de Saúde de Maripá tem contribuído para uma maior frequência das doações de sangue, atuando com o incentivo por meio da disponibilização mensal de transporte exclusivo para os doadores. Além disso, os doares que realizam três doações no período de um ano recebem uma camiseta personalizada da campanha.

Na próxima terça-feira, dia 11 de agosto, haverá transporte para doação de sangue em Cascavel, com saída às 6h30. Interessados devem fazer o agendamento na Clínica da Família ou pelo telefone (44) 3687-1506. No dia da doação, é preciso levar documento de identidade com foto. Dúvidas podem ser tiradas nas Unidades Básicas de Saúde do município ou na Clínica da Família.

 

DOAÇÕES DIMINUÍRAM

Segundo a assistente social da Secretaria de Saúde, Giliane Konzen, as doações vêm diminuindo em virtude da pandemia, momento em que os hemocentros necessitam de doadores. “No primeiro ano de campanha tivemos a participação de 107 doadores. O número reduziu para 97 neste segundo ano, que fechou em julho, principalmente neste primeiro semestre em que estamos passando pala pandemia”, aponta.

Entretanto, ela destaca que a Secretaria de Saúde e os hemocentros estão tomando todos os cuidados necessários. “O transporte é exclusivo para a doação, em especial para segurança dos doadores e os hemocentros também mantém todos os cuidados pensando na segurança total dos pacientes”, assegura.

A Secretaria de Saúde ainda mantém o registro dos doadores pra fortalecer a campanha. “Criamos uma planilha com todos os doadores para manter um registro e controlar o período de doação de cada um. Desta forma, quando não conseguimos fechar a lista, entramos em contato com os doadores assíduos que sempre se prontificam a doar novamente após o período determinado para homens e mulheres”, destaca a assistente social da Secretaria de Saúde, Giliane Konzen.

 

FREQUÊNCIA DE DOAÇÕES

Homens podem doar a cada dois meses e no máximo quatro vezes ao ano e mulheres a cada três meses e no máximo três vezes ao ano.

 

DIREITOS ADQUIRIDOS

Os doadores de sangue têm direitos adquiridos por lei. A Lei Estadual nº 13.964/2002 garante a concessão de desconto de 50% em eventos culturais artísticos (espetáculos musicais, artísticos, circenses, teatrais, cinematográficos, feiras, pontos turísticos, estádios, atividades sociais, recreativas, culturais e esportivas). Aos concurseiros, na maioria dos concursos, existe a isenção da taxa de inscrição.

 

QUEM PODE DOAR

Maiores de 18 anos e menores de 65 anos (necessário apresentar documento oficial com foto); Ter mais de 50 quilos; Ter se alimentado antes da doação; Não ter ingerido bebidas alcoólicas de quatro a seis horas antes da doação.

 

QUEM NÃO PODE DOAR

Portadoras de doenças como diabete e hepatite; Mães que estejam amamentando; Quem está resfriado; Quem colocou piercing ou fez tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente