Fale com a gente

Municípios Votação nesta semana

Doze municípios do Oeste são contemplados com colégios cívico-militares; para Marechal Rondon são confirmados dois

Publicado

em

Secretário Renato Feder, governador Ratinho Junior e deputado Hussein Bakri (Foto: Divulgação)

Líder do Governo na Assembleia Legislativa e com atuação em diversos municípios do Oeste do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) anunciou nesta segunda-feira (26), ao lado do governador Ratinho Junior (PSD), a lista dos novos colégios cívico-militares da região. A partir do ano que vem funcionarão nesse modelo escolas estaduais em vários municípios de atuação de Bakri: em Guaíra (colégios Professor Jaime Rodrigues e Jardim Zeballos), Marechal Cândido Rondon (Frentino Sackser e Marechal Rondon), Medianeira (Naira Fellini e Tancredo Neves), São Miguel do Iguaçu (Nestor Victor dos Santos) e Toledo (Antônio José Reis, Novo Horizonte e Jardim Maracanã).

“Já temos no Paraná um nível de excelência no quadro de servidores da Educação, comprovado recentemente no maior salto do Brasil na avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os colégios cívico-militares serão uma opção a mais aos pais que assim desejarem, com uma metodologia nova que virá para se somar ao grande trabalho que já vem sendo feito em prol dos nossos alunos nas 2,1 mil escolas estaduais, sob o comando do secretário Renato Feder”, afirmou Hussein Bakri, que é presidente da Comissão de Educação da Assembleia.

De acordo com o programa, a gestão compartilhada entre militares e civis vai ocorrer do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A implantação do modelo será de escolha livre da comunidade escolar por meio de consulta pública (votação) que será realizada ao longo desta semana.

Numa gestão compartilhada, as aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto policiais militares serão responsáveis pelas áreas de infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola. Todos esses policiais serão inativos e voluntários, sendo remunerados por meio de diárias criadas por lei em 2017.

As escolas terão uma carga horária maior para aprofundar temas como cidadania, civismo e educação financeira. O desempenho dos colégios será medido continuamente por meio de metas que serão traçadas, e os uniformes dos alunos serão adquiridos pela Secretaria da Educação. Em caso de haver alta procura, a ocupação das vagas pelos alunos será definida por sorteio.

 

MUNICÍPIOS E COLÉGIOS DA REGIÃO OESTE CONTEMPLADOS

MUNICÍPIO     COLÉGIO        MATRÍCULAS

Assis Chateaubriand      Guimarães Rosa     532

Cascavel Santos Dumont       574

Cascavel Brasmadeira   703

Cascavel Olivo Fracaro  743

Foz do Iguaçu Ipê Roxo 500

Foz do Iguaçu Carmelita Dias        542

Foz do Iguaçu Costa e Silva  799

Foz do Iguaçu Tarquinio Santos    818

Guaíra     Jaime Rodrigues    406

Guaíra     Jardim Zeballos      416

Lindoeste        Lindoeste        361

Marechal Cândido Rondon    Marechal Rondon   405

Marechal Cândido Rondon    Frentino Sackser    579

Medianeira      Naira Fellinni   595

Medianeira      Tancredo Neves     595

Palotina   Rio Branco      736

Santa Tereza do Oeste Santa Tereza do Oeste    789

Santa Terezinha de Itaipu      Angelo Antonio Benedet 398

São Miguel do Iguaçu    Nestor V. dos Santos     708

Toledo     Antonio Reis   661

Toledo     Novo Horizonte       663

Toledo     Jardim Maracanã    784

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente