Fale com a gente

Municípios 1º Encontro Regional do Empreender

Empreender faz autoavaliação e os resultados são animadores

Publicado

em

O 1º Encontro Regional do Empreender da Caciopar foi realizado na última quarta-feira (21), em Toledo (Foto: Divulgação)

No ano em que o Empreender completa duas décadas de atuação no Paraná, um levantamento indica que participar do programa é vantajoso para as empresas. A informação foi repassada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) na última quarta-feira durante o 1º Encontro Regional do Empreender da Caciopar, na Acit, em Toledo, que teve como patrocinadores Másters os Sicoobs da Região Oeste do Paraná. Mais de oitenta pessoas participaram, entre presidentes e executivos de associações comerciais, diretores e consultores do Empreender e convidados.

A comprovação de que as empresas se fortalecem, melhoram a sua imagem e ampliam os seus resultados participando do Empreender veio a partir da apresentação de três cases das cidades de Marechal Cândido Rondon, Toledo e Cascavel, que refletem o que é comum em núcleos de associações de todo o Paraná. Vários pontos em comum puderam ser detectados nas apresentações, feitas por diretores e coordenadores do Programa das respectivas associações comerciais, principalmente no que se refere à competitividade. Há avanços na gestão, nas estratégias e visão de mercado e na profissionalização do capital humano.

 

Terceirização

O case mais diferenciado foi apresentado pela Acic, de Cascavel. A novidade é a forma de trabalho que passou a ser empregada, a partir do início de 2018, e que traz bons resultados, com redução de custos, otimização de processos e possibilidade de o consultor não ser exclusivo à entidade. A apresentação foi feita pelo diretor de Núcleos, Juarez Araújo, e pela coordenadora do Empreender, Dulce Raggazon. As mudanças foram feitas principalmente, afirmou Dulce, para que a meta de 50 núcleos estabelecida pela diretoria pudesse ser alcançada em menos de um ano. E a evolução que se percebe, desde que o novo formato apoiado na terceirização de consultores começou, surpreende, de acordo com Juarez.

 

Melhorias

Além dos cases, os presentes foram organizados em dois grupos, um deles formado por consultores e diretores do Empreender, e o outro por presidentes, executivos e convidados. A finalidade foi encontrar oportunidades de melhorias ao programa. Os grupos elencaram dificuldades que têm nos núcleos e então sugeriram meios de superá-las. Uma das necessidades citadas é quanto à maior integração dos núcleos na diretoria da associação comercial, procedimento que já ocorre na Acic de Cascavel. Na atual gestão, de Edson José de Vasconcelos, o estreitamento de relações ocorre, entre outras formas, com a ativa participação dos coordenadores e vices mensalmente nas reuniões de diretoria.

Outro ponto citado é quanto à importância de informar funcionários, e novos colaboradores, sobre a existência do Empreender, do seu papel e de sua forma de atuação na entidade, trabalho que a Acime, de Medianeira, já realiza e com sucesso. O superintendente da Faciap, Márcio Vieira, abordou sobre a trajetória e as linhas estratégicas do Programa na Federação e junto às associações comerciais do Paraná. No Estado, são 280 núcleos em atividade, e a região Oeste compreende 110 deles.

 

Resultados

O 1º Encontro Regional do Empreender da Caciopar foi encerrado com a palestra Comprometimento x resultados, com o professor universitário e mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, Jean Matos. Ele citou a urgência de os profissionais assumirem posturas práticas para mudanças de hábitos e de paradigmas, e fez algumas provocações: o que estou fazendo que não precisa ser feito, o que estou fazendo que poderia ser feito por outra pessoa, o que estou fazendo que só eu posso fazer e o que eu deveria fazer que não estou fazendo.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente