O Presente
Municípios

Encontro de Academias de Letras de Toledo será aberto nesta sexta-feira

calendar_month 28 de outubro de 2021
6 min de leitura

O 15º Encontro das Academias de Letras do Paraná será aberto oficialmente nesta sexta-feira, dia 29 de outubro de 2021, às 17 horas, em cerimônia oficial no Salão de Festas do Olinda Hotel e Eventos, de Toledo, com a participação de autoridades e lideranças estaduais, regionais e municipais, além de dirigentes, escritores, poetas, literatos e professores de delegações de dezenas de instituições literárias de diversas regiões do Estado.

Entre as presenças já confirmadas no evento estão as de Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral da Secretaria de Estado da Cultura; do dr. Ernani Buchmann, presidente da Academia Paranaense de Letras (APL), e diversas autoridades e dirigentes de entidades estaduais, regionais e municipais, de Toledo e do Oeste do Paraná.

O encontro será realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2021, no Salão de Festas do Olinda Hotel e Eventos, tendo em sua programação eventos ilustrativos de sua importância e finalidades literárias, como lançamento e exposição de livros, com sessões de autógrafos, palestras, mesas de conversas, debates e apresentação de propostas. Entre as novas obras, estará a “Coletânea 10 Anos da ALT”, comemorativa à década de fundação da Academia de Letras de Toledo (ALT).

O encontro é promoção da ALT, contando com colaboração da Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná (Alca). Ambas as instituições são presididas pela escritora e poetisa Lucrecia Welter Ribeiro, de Toledo, telefone 45 99924-9641 e e-mail lucreciawelter@yahoo.com.br, que coordenará o evento.

O encontro terá o patrocínio oficial do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura e das empresas Prati-Donaduzzi e Centralpack Embalagens, o apoio cultural de diversas empresas da cidade e colaboração das Secretarias de Estado e Municipal da Cultura, veículos e profissionais de comunicação social, instituições, entidades e agentes culturais locais e regionais.

A exemplo do 8º Encontro Estadual das Academias de Letras do Paraná, também realizado no Olinda Hotel e Eventos de Toledo, nos dias 12 e 13 de outubro de 2013, a 15ª edição contará com diversas atrações, além de palestras presenciais e online e exposições de livros, como apresentações artísticas, relatos de atividades das academias presentes, eleição de nova diretoria da Alca, interpretação de textos e poemas e confraternizações.

Outro destaque do evento será o debate sobre “Leitura na pandemia” abordando a aquisição e leitura de livros durante o isolamento social determinado pela saúde pública como prevenção da Covid-19. Haverá também troca de experiências entre as instituições participantes, com apresentação de projetos inovadores e a inserção na “Carta de Toledo” de aspirações e proposições das academias participantes, incluindo reivindicações às autoridades municipais e estaduais.

Conforme a presidente da ALT e da Alca, o objetivo do encontro com grande participação de visitantes e diversas atrações literárias, é atender suas finalidades de promoção da escrita e da leitura, difusão da literatura e cultura do Paraná, a valorização de autores locais e regionais e o incentivo à organização e motivação das instituições participantes.

O encontro está entre os principais eventos literários, culturais e educativos do Paraná, irá também tratar de questões atuais, como os desafios de escrever, editar e comercializar livros em cidades do interior, antes e durante a pandemia.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

15º Encontro de Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná
Datas: 29, 30 e 31 de outubro de 2021
Local: Olinda Hotel e Eventos – Toledo – Paraná
Promoção e organização: Academia de Letras de Toledo (ALT)
Coordenação: Escritora e poetisa Lucrecia Welter Ribeiro, presidente da ALT e da ALCA.

Dia 29 de outubro de 2021 – Sexta-Feira:
A partir das 15h00: Credenciamento de delegações visitantes e recebimento de material – Recepção dos visitantes com artistas do Circo Ático.
Às 17h00: Solenidade de abertura do Encontro, com todos os acadêmicos presentes portando pelerine de sua instituição.
Às 18h30min: Fotografia oficial do encontro – Entrega oficial de livros das academias participantes à Biblioteca Pública Municipal de Toledo.
Às 19h00: Lançamento de livros de acadêmicos e coquetel, incluindo a Coletânea “10 Anos da ALT”, com sessão de autógrafos de escritores locais e visitantes e apresentação do Coral Encanto Sul.
Às 20h: Show da Orquestra São Gonçalo.

Dia 30 de outubro de 2021 – Sábado:
Às 8h30: Palestra “Dom Quixote: o duelo entre literatura e realidade”, do professor e doutor Stefano Busellato, com transmissão interativa da Itália.
Às 9h30: Palestra “Escrita Criativa”, do mestre Jorge Pereira – Philos.
Às 10h30: Intervalo com coffee-break.
Às 10h45: Apresentação de atividades das academias participantes, a cargo de seus respectivos dirigentes.
Às12h30: Almoço com “Porco assado no rolete”, prato típico de Toledo.
Às 14h00: Mesa de conversa com o tema “O artista em processo – literatura e artes plásticas”, a cargo do biomédico e mestre Jorge José de Souza Pereira e artista plástico e historiador Lucas Fonseca de Sá Cavalcanti Albuquerque, ambos da Revista Philos.
Às 15h00: Continuidade de apresentação de atividades de academias participantes, a cargo de seus respetivos dirigentes.
Às16h30: Intervalo com coffee-break.
Às17h00: Continuidade de apresentação de atividades de academias participantes, a cargo de seus respetivos dirigentes.
Às 20h00: Apresentação artística da Invernada Adulta do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Província Gaúcha, de Toledo – Jantar comemorativo dos 10 anos da ALT – Sarau – Homenagem da ALT às instituições presentes.

Dia 31 de outubro de 2021 – Domingo:
Às 09h00: Palestra “As interfaces da Tanatologia nas produções literárias e seu contributo para o enfrentamento das perdas”, a cargo da professora e doutora Sonia Sirtoli Färber.
Às 10h00 – Apresentação de textos inscritos, sorteados na hora, com debate de temas e conteúdos, conforme o tempo disponível – Debate sobre o tema “Leitura na Pandemia”.
Às 10h45: Intervalo com coffee-break.
Às 11h00: Momento “Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná (ALCA), fundada em 2014, com confirmação da eleição e posse de nova diretoria da instituição no XVI Encontro Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná, previsto para a cidade de Irati, em novembro de 2022, para a gestão novembro de 2022/novembro de 2024.
Às11h30: Apresentação do documento Carta de Toledo – Avaliação do encontro pelos acadêmicos participantes e solenidade de encerramento do evento.
Às 12h30: Almoço de confraternização no encerramento do encontro, com sarau de músicas, canções, declamações, etc.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.