Fale com a gente

Municípios Grandes mudanças

Enio Verri faz balanço do primeiro ano da atual gestão da Itaipu

Uma das marcas atingidas foi a redução da tarifa de energia em 26%

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O balanço de atividades e ações no primeiro ano da atual gestão da usina foi apresentado poucos dias depois da Binacional atingir mais um recorde de produção, sendo 3 bilhões de MWH desde o início da operação em 1984.

Enio Verri, diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional disse que uma das marcas deste primeiro ano de gestão à frente da Itaipu foi a redução da tarifa de energia elétrica para US$ 16,71 KW, valor 26% menor ao praticado antes de US$ 22,60.

A Itaipu não tem mais dívidas pela construção da usina, por isso, o Brasil quer manter o custo com valores reduzidos, mas o Paraguai, insiste em um reajuste, para usar os recursos da hidrelétrica no desenvolvimento estrutura e social do país vizinho.

Outra ação, foi o aumento da área de atuação da empresa de 55 para 434 municípios, por meio do Programa Itaipu Mais Que Energia, beneficiando o Paraná e o Mato Grosso do Sul, em projetos nas áreas de manejo integrado de água e solo, saneamento ambiental, energia renovável e obras sociais, comunitárias e de infraestrutura.

Referência mundial em produção de energia limpa, renovável e sustentável, a Binacional também investe em pesquisas e projetos para incentivar a produção através de novas fontes.

Segundo o diretor geral brasileiro, os investimentos na área de atuação de Itaipu vão continuar, principalmente em Foz do Iguaçu, cidade sede, mas não vai haver repasse de recursos, além do que já foi negociado para continuidade de obras atrasadas, como a Perimetral Leste e a extensão da pista do aeroporto internacional da cidade.

No balanço do primeiro ano de atuação da atual gestão, a empresa está preparada para os novos desafios como o apoio ao Ministério de Relações Exteriores para a renovação do anexo do Tratado de Itaipu e o Plano de Atualização Tecnológica da Central Hidrelétrica iniciado em 2022, com previsão de 14 anos de serviços.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente