Fale com a gente

Municípios RT-PRC e teste rápido

Equipe de saúde de Nova Santa Rosa esclarece diferenças entre exames para detectar a Covid-19

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Mais uma vez parte da equipe do Centro de Saúde Lídia Boll, da Prefeitura de Nova Santa Rosa, vem a público trazer informações sobre o coronavírus (COVID-19). A secretária de Saúde, Lígia Rambo, explica que serão repassadas orientações de quando deve ser feito o teste para detectar a Covid-19. Ainda, pede para que todos colaborem: usem as máscaras, higienizem as mãos e façam o isolamento. “É hora de se cuidar!”, enfatiza.

A enfermeira em epidemiologia, Kellen Cristina Martins Rohling, explica que do momento que o paciente apresenta os sintomas gripais, ele deve passar por uma avaliação onde o médico o notificará. “Através dessa notificação vamos determinar a data da coleta do exame”, diz.

 

RT-PCR

Feito entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas. Esta coleta é realizada na unidade de saúde e após, encaminhada para o laboratório central. O resultado sai em torno de cinco até dez dias, por ser biologia molecular.

 

TESTE RÁPIDO

Feito entre o oitavo e décimo dia. Porém, o paciente deve estar por até 72 horas sem apresentar os sintomas gripais, porque o teste rápido detecta os anticorpos do vírus. Assim, se o paciente ainda tiver alguns sintomas existe um grande risco de ocorrer um falso negativo, porque o organismo ainda não teve tempo de produzir anticorpos suficientes para o exame captar.

A profissional, Kellen, reitera ainda que a partir do momento que o paciente for notificado se torna suspeito de coronavírus. “Ele e sua família devem ficar em isolamento familiar, porque um deles pode estar contaminado e transmitir para os demais munícipes”, finaliza.

(Vídeo: Divulgação)

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente