Municípios Destaque

Escola da rede municipal de Toledo ganha prêmio nacional da Nestlé

(Foto: Divulgação)

O prêmio, organizado pelo terceiro ano consecutivo pela Fundação Nestlé Brasil, recebeu 391 inscrições e 229 projetos vindos de 23 estados brasileiros. O resultado foi anunciado no início de maio e dará à escola R$ 35 mil que devem ser investidos na construção de uma pista de atletismo e na reforma da quadra poliesportiva. “Antes de participarmos deste prêmio, avaliamos o regulamento e percebemos que poderíamos adaptar projetos já executados pela escola. Com esse reconhecimento, nosso trabalho se dividirá em duas fases: na primeira serão executadas estas obras que melhorarão nossa estrutura para a prática de exercícios físicos; em seguida, assim que as aulas retornarem, colocaremos em prática várias atividades multidisciplinares”, comenta Sandra.

Entre estas atividades, como piquenique de frutas, oficinas culinárias, personalização de garrafas de água, incentivo ao atletismo e resgate de brincadeiras tradicionais, trazendo os avós para a escola, envolvendo os conhecimentos relacionados a todas as disciplinas. “Na educação física, o desenvolvimento de atividades que fazem o corpo se movimentar; português e matemática atuarão para, dentro deste contexto, ensinarem as crianças a interpretarem a realidade a partir de textos, tabelas e gráficos. Nas aulas de artes poderemos mostrar obras de autores que retratam as brincadeiras sobre as quais os avós dos alunos serão convidados a falar a respeito. Estas obras também estamparão garrafas d´água que serão personalizadas em sala de aula. Também haverá o dia da fruta, em que cada um trará a sua e, a partir disso, haverá o compartilhamento entre os colegas”, explica. “Enfim, envolveremos uma grande quantidade de pessoas nesse processo, que terá quatro pilares como grandes objetivos: escolher opções nutritivas e variadas, brinque ativamente, escolha beber água e curta as refeições juntos”, avalia a professora.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Premiações

A Escola Olivo Beal e seu corpo docente têm se notabilizado por conseguir premiações importantes nas áreas de educação ambiental e alimentação saudável. Em 2018, a instituição foi agraciada com o Prêmio Televisando, organizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação. Ano passado, foram dois troféus: o Prêmio BiodiverCidade de Toledo, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Sustentabilidade e o Prêmio Conectando Boas Práticas, da rede Conectando Saberes.

A secretária municipal de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, atribui esta quantidade de prêmios ao engajamento da comunidade escolar em torno destas questões. “Fica demonstrada a qualidade de um trabalho que está previsto na projeto político-pedagógica da escola e conta com um engajamento dos professores de todas as turmas, que criaram um vínculo bastante forte com as famílias. Toda esta articulação é o segredo deste sucesso”, analisa.

Edna destaca que a promoção da alimentação saudável na infância se dá em toda a rede municipal de ensino, com especial cuidado à merenda escolar servida aos alunos. “Todo este processo recebe acompanhamento especializado de nutricionistas da Secretaria de Educação, observando alguns casos de estudantes que possuem restrições relacionadas a alergias e rejeições a certas substâncias. Estas profissionais também periodicamente vão às instituições orientar as crianças a como comerem da forma adequada”, salienta. “Hábito alimentar é construído, não é imposto de um dia para o outro. Por tudo isso, o que vemos na Olivo Beal é, de fato, uma conquista de toda a comunidade do Cezar Park e bairros próximos, que tem insistido num trabalho organizado e engajado, tornando-se um diferencial desta escola, que tem levado sua proposta de trabalho para além dos limites da sala de aula”, observa.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO