Municípios Formação

FAG Toledo é contemplada com 48 bolsas do PIBID e Residência Pedagógica

(Foto: Divulgação)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta sexta-feira (22) a lista das instituições de ensino superior habilitadas para participar da nova fase dos programas PIBID e Residência Pedagógica. A FAG Toledo foi contemplada com 48 bolsas que serão distribuídas nos cursos de Letras Língua Portuguesa e Libras e Pedagogia. A instituição participou de forma efetiva dos programas em 2018 e 2019 obtendo excelente resultados com as experiências realizadas com os acadêmicos nas escolas parceiras. “É uma alegria saber que novamente teremos estes dois programas funcionando em nossa instituição nos cursos de Licenciatura. São projetos muito importantes para a formação dos licenciados, exatamente porque promovem uma articulação muito estreita entre a instituição e a rede de ensino”, comenta a coordenadora pedagógica da FAG Toledo, Janice Salvador.

Nas próximas semanas serão agendadas reuniões para tratar das capacitações, escolas que serão parceiras e da seleção dos discentes que vão participar dos programas e receber as bolsas.

Casa do Eletricista – RETOMA

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O PIBID é o Programa de Iniciação à Docência e oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO