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Municípios Duas décadas de reivindicações

Fechamento da BR-163 entre Marechal Rondon e Guaíra completa 20 anos; luta pela rodovia muda de lugar, mas continua

No dia 16 de agosto de 2002, entre Marechal e Guaíra foi realizado um ato cívico histórico para reivindicar melhorias na rodovia. Duas décadas depois, local da manifestação deve ganhar praça de pedágio e, agora, trecho com obras paradas na entrada do município rondonense é o alvo de reivindicações

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(Foto: O Presente)

A BR-163 não sai de pauta, principalmente no Oeste paranaense. A rodovia sempre teve espaço especial nas coberturas jornalísticas, uma vez que seus gargalos de infraestrutura nunca são plenamente solucionados. Exemplo disso é uma das principais manifestações em prol da manutenção do trecho entre Marechal Cândido Rondon/Guaíra, que completa 20 anos nesta terça-feira (16).

No ato histórico, vereadores e lideranças de Marechal Rondon, Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Quatro Pontes, Terra Roxa, Nova Santa Rosa e Guaíra, vinculados à Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), se reuniram, no dia 16 de agosto de 2002, para sensibilizar o Poder Público quanto às condições da rodovia, consideradas precárias.

Repercussão

Com crateras e pistas simples, a BR-163 passou a ser palco para a ação de assaltantes. Como os veículos precisavam trafegar lentamente na extensão Rondon/Guaíra a fim de evitar estragos, viravam presas fáceis para os bandidos, virando reféns da criminalidade. Apesar da ampla divulgação na imprensa regional e mobilização de edis oestinos, o fechamento – que aconteceu na Linha São Luiz, em Mercedes, e tinha pretensão de reunir quatro mil manifestantes – teve um público aproximado em 100 pessoas.

Mesmo assim, a ampla cobertura da imprensa e repercussão do ato fizeram com que o fechamento cumprisse seus objetivos, ainda que depois da mobilização a via recebeu apenas tapa-buracos.

Ranking de piores estradas

Meio ano depois, já em 2003, no dia 26 de fevereiro, foi a vez de Guaíra tomar para si as dores de estar isolada no Oeste, devido ao abandono da BR-163. Naquele dia, lideranças do município guairense organizaram o fechamento no principal trevo de acesso à cidade.

Naquela “altura do campeonato”, conforme publicação do Jornal O Paraná de 9 de abril de 2003, o Estado do Paraná ocupava o 2º lugar no ranking de piores estradas, sendo o trecho da BR-163 entre Guaíra e Marechal Rondon um dos mais críticos na época.

Dias atuais

Desde 2003 se questionava se a cobrança de pedágio seria a solução para a precariedade da via. Dezenove anos depois e com a via entre Marechal Rondon e Guaíra conservada, a proposta de instalação de uma nova praça de pedágio em Mercedes não foi bem aceita – mesma repercussão que teve a praça projetada para ser incorporada entre Cascavel e Toledo. Clique e relembre para onde estão previstas as novas praças de pedágio no Paraná.

Trecho reivindicado mudou de lugar

Se antes o trecho da BR-163 entre Guaíra e Marechal Rondon era o que mais despertava indignação, atualmente os olhares se voltam para os quilômetros entre o município rondonense e Toledo.

Com as obras paradas em frente à entrada de Marechal Rondon, quaisquer sinais de que as intervenções na rodovia voltarão a acontecer são comemoradas. No final de julho, foi divulgada a liberação de recursos para o trecho em questão. De acordo com o deputado federal Sérgio Souza, o edital prevê apenas a manutenção e a conservação das vias, o que é periodicamente realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

“O edital não traz previsão de infraestrutura. Não há previsão de duplicação para os trechos mencionados, apenas manutenção e conservação das vias”, declarou ao O Presente, ressaltando que não trata da conclusão das obras.

Sérgio Souza diz que estão previstos no edital serviços de melhoria na pista, sinalização e roçada no trecho entre Toledo e Marechal Rondon, além da manutenção da BR-467 entre Cascavel e Toledo. “Além disso, a empresa vencedora do certame deverá realizar o chamado agulhamento, que através de sinalização fará a conexão da pista antiga da BR-163 com a pista nova, cerca de 21 quilômetros de pista já duplicada”, explica.

Ele adianta que o edital em questão tem valor estimado de R$ 55.477.977,96 e a empresa Pavimentações e Terraplenagens Schmitt Ltda apresentou a menor proposta (R$ 51.778.307,50). “Atualmente, o Dnit está analisando a proposta e a documentação. Somente após essa fase poderá haver a homologação. Caso a documentação não seja aprovada, a empresa será desclassificada e será habilitada para análise da documentação a que deu o segundo menor lance”, expõe.

Deputado federal Sérgio Souza: “Estão previstos no edital serviços de melhoria na pista, sinalização e roçada no trecho entre Toledo e Marechal Rondon, além da manutenção da BR-467 entre Cascavel e Toledo” (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

Mas e a conclusão das obras?

O deputado menciona que o trecho em obras na entrada de Marechal Rondon está incluído no lote 6 do projeto de concessão das rodovias paranaenses. O andamento de tais intervenções depende do cronograma de concessões, que segue o seguinte planejamento:

Lotes 1 e 2: licitação até o fim do ano de 2022 e assinatura do contrato no primeiro trimestre de 2023;

Lotes 3, 4, 5 e 6: licitação no primeiro trimestre de 2023 e assinatura do contrato no segundo trimestre de 2023.

“As previsões do cronograma levam em consideração que as informações e atualizações dos lotes 1 e 2 já foram encaminhadas ao TCU (Tribunal de Contas da União), e há possibilidade de iniciar a licitação ainda este ano. Já os lotes 3, 4, 5 e 6, que ainda têm questionamentos pendentes com o TCU, não podem seguir o mesmo cronograma dos dois primeiros lotes”, ressalta.

O Presente

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