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Municípios 26 anos

Festa de Entre Rios do Oeste será terceirizada

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Prefeitura disponibilizará estrutura, manutenção do Centro de Eventos, logística e segurança, mas as associações serão responsáveis pela realização dos eventos gastronômicos e de entretenimento” (Foto: Leme Comunicação)

 

Neste ano, Entre Rios do Oeste comemora 26 anos de emancipação político-administrativa. E a celebração deve ser diferente do que foi visto pelo público e, principalmente, pela administração municipal e entidades organizadoras comparado às últimas edições.

Segundo o prefeito Jones Heiden, a decisão de terceirizar toda a festa do município já está tomada e “não tem volta”. “Desde o Café Colonial até o almoço. Tudo será terceirizado pelas associações que sempre participaram da festa, que terão mais autonomia para negociar com as empresas contratadas”, informa.

Ele explica que a Associação Promotora de Eventos de Entre Rios do Oeste (Proer) realizará um chamamento público nas próximas semanas para as associações que têm interesse em participar da organização do evento. Aquelas que estiverem legalizadas e aptas poderão participar do processo de terceirização. “Ficará a critério das associações se uma associação assumirá determinada função, como o Café Colonial ou o almoço, por exemplo, ou se os eventos serão terceirizados para empresas que prestam esse serviço e depois um percentual do lucro será repassado”, comenta o prefeito.

 

Alto custo

A decisão de terceirizar o evento, menciona, foi baseada principalmente no custo das festividades para os cofres do município. “Os três dias de evento giravam em torno de R$ 400 a R$ 500 mil em investimentos por parte da prefeitura e esse era um dinheiro que não voltava. Terceirizar a festa era uma ideia que existia desde 2013 e a cada ano ficava mais nítido que essa mudança precisava acontecer”, enaltece.

Ele ressalta que o fato de a prefeitura fazer o repasse do lucro da festa às entidades que auxiliaram no evento também é um fato que não é visto com bons olhos pelos órgãos fiscalizadores. “A prefeitura não pode sair distribuindo dinheiro”, salienta. “O município ter que arcar com todos os custos de fazer uma festa deste tamanho é muito caro, especialmente sem a cobrança de ingressos, sem ter uma receita, ao passo que existem tantas outras demandas em outros setores do município enquanto que em um evento gasta-se este montante de dinheiro”, compara.

Heiden diz que este é um modelo de evento que já acontece em outros municípios e que funciona muito bem e que, além de visar a economia de recursos, o objetivo é fazer com que as associações envolvidas no evento não apenas trabalhem, mas tenham poder de negociação e decisão de como a festa acontecerá. “Elas terão mais autonomia para decidir o que vão contratar, como vão contratar e como será o repasse do dinheiro. Desde a venda de fichas até a contagem, toda a contabilidade será de responsabilidade das associações, fazendo com que a festa seja ainda mais transparente”, aponta.

 

Estrutura e logística

A estrutura do Centro de Eventos e sua manutenção, pontua o prefeito, continuará cabendo à administração municipal. “O Poder Público de Entre Rios do Oeste irá dispor de R$ 109 mil para o evento. Vamos em busca de patrocínio junto à Itaipu Binacional e à Copel, por exemplo, e qualquer recurso que seja destinado ao evento será repassado às associações para aplicação na festa”, expõe o prefeito.

A Feira da Indústria, Comércio e Prestadores de Serviços de Entre Rios do Oeste (Expo Rios) continuará sendo realizada pela Associação Comercial e Empresarial (Acier). “Quanto às atrações, estamos conversando com uma empresa especializada, mas também será terceirizado pelas associações. Pode ser definido um show, por exemplo, que venha em troca da bilheteria e as associações exploram comercialmente as bebidas. Tudo isso será definido por eles”, enfatiza.

Heiden diz que o que o município pode estudar é contratar uma banda para animar as três noites do evento. “A prefeitura colocará à disposição toda a estrutura, manutenção do Centro de Eventos, logística, segurança, as pirâmides para o domingo, mas a aquisição de matéria-prima, tanto alimentos quanto bebidas, contratação de empresas e atrações musicais será totalmente terceirizado pelas associações”, conclui.

 

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