Fale com a gente

Municípios 13ª Semana Farroupilha

Fim de semana terá shows com grandes nomes do tradicionalismo em Toledo

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Este fim de semana será perfeito para os fãs do tradicionalismo gaúcho. Artistas de renome nacional neste estilo musical irão se apresentar no galpão montado no Parque Ecológico Diva Paim Barth, onde estão concentradas, desde segunda-feira (19), as atrações da 13ª Semana Farroupilha de Toledo, o maior evento do gênero fora do Rio Grande do Sul.

O primeiro grande show, com Joca Martins, está marcado para sexta-feira (23), às 21h30. Bastante apreciado no meio tradicionalista, o cantor, nascido em Pelotas/RS, está “na estrada” há mais de 30 anos colecionando fãs e sucessos gravados em 4 DVDs e 20 CDs, os quais lhe renderam diversos prêmios e dois discos de ouro.

No sábado (24), às 20h30, será a vez de o Quarteto Coração de Potro subir ao palco do Galpão Farroupilha. Catarinenses de origem (a base deles fica em Lages) e gaúchos na essência, os integrantes do grupo representam aquilo que o tradicionalismo tem de melhor em forma e conteúdo, talento que os sagrou vencedores de vários festivais nativistas em várias regiões do Brasil.

O encerramento da 13ª Semana Farroupilha de Toledo será com o Tributo ao Tradicionalismo, um encontro neste domingo (25), às 18 horas, com dois grupos históricos da música gauchesca: Os Monarcas e Os Serranos. Criado oficialmente em 1974 na cidade de Erechim/RS, Os Monarcas são donos de sucessos que “furaram a bolha” do nativismo gaúcho (como “O Vento”, “Xote Laranjeira” e “Sonhando na Vaneira”) e até hoje fazem um dos melhores shows de música regional do Brasil. Não menos exitosa, a carreira d´Os Serranos, iniciada em Bom Jesus/RS, é ainda mais longeva, com o primeiro álbum (um compacto duplo) sendo gravado em 1969 e, desde então, sucessos como “De chão batido”, “Vanerão da noite inteira” e “Tertúlia” são cantados por milhares de pessoas que ouvem programas de rádio de conteúdo nativista e as que vão a bailes no Brasil e no exterior, fatos que os credenciaram a receber, em 2009 e 2013, indicações para a categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” do Grammy Latino.

A organização da 13ª Semana Farroupilha de Toledo está a cargo da Secretaria da Cultura e a titular da pasta, Rosselane Giordani, destaca a importância de se atrair grandes nomes do tradicionalismo para o município. “Estamos prestes a celebrar o aniversário de 70 anos da emancipação político-administrativa de Toledo e temos uma forte presença da cultura gaúcha em nossa história. A vinda do Joca Martins, do Quarteto Coração de Potro e dos grupos Os Monarcas e Os Serranos é, ao mesmo tempo, uma homenagem aos pioneiros que vieram do Rio Grande do Sul e um presente para a atual geração, que poderá acompanhar espetáculos da mais alta qualidade”, salienta. “Por isso, deixo aqui o convite para o público toledano e de todo o Oeste do Paraná aproveitar estes shows estrelados por artistas de talento inquestionável e isso se vê pela ‘agenda cheia’ deles. Tudo isso nos faz afirmar sem erro que temos em Toledo a maior Semana Farroupilha fora do Rio Grande do Sul”, sublinha.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente