Fale com a gente

Municípios Proliferação de insetos

Formigas cortadeiras criam ninhos em calçadas e preocupam moradores

Publicado

em

Foto: Divulgação/Catve

Os moradores que passam pela rua Cuiabá, em Cascavel, precisam desviar dos formigueiros que foram formados pelas cortadeiras em cima das calçadas. Com mais de meio metro de altura, os moradores temem ataques destes animais.

Quem passa pela Rua da Lapa, também em Cascavel, também se depara com os ninhos das formigas que acumulam muita terra nas calçadas.

As formigas cortadeiras podem estragar plantas, hortaliças e até mesmo matar árvores. Por onde elas passam a destruição é clara, mas não é só a parte externa que é danificada. Os ninhos são formados por galerias subterrâneas que podem comprometer estruturas e até edificações.

As plantas levadas até o fundo da terra servem como suporte, pois o acúmulo das folhas retiradas das árvores gera o fungo e esse é o alimento delas.

Os ninhos podem chegar a extensão de 200 metros e se a rainha – que pode viver até 22 anos não for morta, a procriação continua.

A orientação aos moradores é que cada um trabalhe para eliminar as formigas dos seus quintais e essa não é uma tarefa fácil, já que as formigas já apresentam resistência. Algumas iscas usadas para combater a praga não são mais eficientes, principalmente a utilização de água quente, ou produtos de limpeza.

A indicação é sempre procurar um profissional de epidemia para evitar a proliferação.

O problema exposto na Rua da Lapa e Cuiabá também é visto em outros pontos da cidade e tentar, de forma mal sucedida a eliminação dos insetos, pode aumentar ainda mais o número desses insetos.

 

Com Catve 

Copyright © 2017 O Presente