Fale com a gente

Municípios Assistência Social

Ginásio de Toledo já abriga 12 moradores de rua durante a pandemia do coronavírus

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Em meio a pandemia mundial causada pela disseminação do novo coronavírus, muitas pessoas que não trabalham nos serviços considerados essenciais estão enfrentando esse período em quarentena em suas residências. Algumas dessas pessoas estão trabalhando de casa no sistema de home office. No entanto isso gerou um debate quanto a situação dos moradores de rua, que encontram-se expostos ao vírus.

Em Toledo foi encontrada uma solução para tentar minimizar esse problema e buscar amparar essas pessoas nesse momento de crise. A prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Assistência Social, colocou os alojamentos do Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni, no Jardim Coopagro como abrigo para as pessoas em situação de rua por tempo indeterminado. O local foi liberado para abrigar os moradores de rua no dia 26 de março e no momento já acolhe 12 pessoas.

A secretária de Assistência Social, Marisa Cardoso, informou que o local está preparado para receber até 23 pessoas. “Nós estamos nos preparando para atender às 22 pessoas em situação de rua que temos em nossos cadastros, mas isso não impede que façamos a organização do espaço no caso de precisarmos atender um número maior. No momento 12 pessoas estão no local recebendo toda a assistência necessária nesse momento tão complicado”.

No local, as pessoas em situação de rua recebem um kit higiene, com sabonetes, escova de dentes, pasta de dentes, toalhas de banho, toalhas de rosto, além de ter acesso a álcool em gel e banho no local, assim como alimentação, que engloba café da manhã, almoço e jantar. O espaço é controlado por equipes da Guarda Municipal, que mantém a segurança do ambiente. Equipes da Secretaria de Assistência Social também dão suporte para as pessoas em situação de rua que optarem por dormir no local.

Marisa Cardoso explica que os moradores poderão frequentar o local durante o dia e terão toda a assistência necessária. “Nós já tivemos essa experiência no último inverno e foi uma saída muito boa para esse público. Dessa vez o acolhimento será permanente e as pessoas poderão ficar no local durante o dia, onde receberão toda a assistência, desde utensílios de higiene e alimentação, segurança e orientações”, esclareceu a secretária.

Essa ação não é novidade, uma vez que foi realizada durante os dias mais severos do inverno de 2019. Na ocasião, as pessoas em situação de rua também foram recebidas para pernoitar nos alojamentos do Ginásio de Esportes Aldanir Ângelo Rossoni. A única diferença é que na época o local estava liberado somente para o pernoite.

Marisa Cardoso também lembra que no local as pessoas em situação de rua receberão todos os cuidados e orientações quanto ao perigo sobre a propagação da Covid-19. “Eles receberão todas as orientações pertinentes a respeito do vírus e ficarão alojados conforme a distância segura repassada pelos órgãos de saúde. Caso algum dos moradores apresente qualquer um dos sintomas do coronavírus, o mesmo será isolado e receberá o atendimento e orientação, conforme o necessário”, enalteceu.

As orientações sobre o novo coronavírus e os cuidados com a higiene pessoal são repassados por profissionais ligados a Secretaria Municipal de Saúde. Caso um dos novos alojados tenha passado por uma cidade em situação de risco ou que já tenha algum caso confirmado do Covid-19, essa pessoa ficará em um espaço separado em uma espécie de quarentena. A mesma coisa vale se qualquer um dos abrigados tiver algum dos sintomas da doença.

“Nós estamos tomando todos os cuidados necessários para que as pessoas sejam bem atendidas e recebam as devidas orientações, assim como estamos adotando as medidas necessárias para que o vírus não atinja nenhuma dessas pessoas em situação de rua”, destacou a secretária.

Por fim, Marisa recorda que as pessoas em situação de rua deverão ser cadastradas, orientadas e encaminhadas pelo Serviço de Abordagem Social (CREAS II), e não poderão ficar saindo do alojamento. A ideia de não liberar os moradores para saírem durante o dia, visa dirimir as chances de contato com o vírus.

O local conta com 23 dormitórios, que ficarão disponíveis para as pessoas em situação de rua durante tempo indeterminado até que perdure o atual cenário enfrentado em decorrência da pandemia provocada pelo novo Coronavírus. Outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço da situação.

 

Com Toledo News

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente