Fale com a gente

Municípios R$ 13 milhões a mais

“Guaíra já chorou demais, perdeu demais. Estou muito feliz por essa conquista”, comemora prefeito

Publicado

em

Prefeito Heraldo Trento: "Estou feliz por essa conquista e não escondo minha emoção. Não só por mim e minha família que amamos esta terra, mas, sim, por todos que nela vivem" (Foto: Joni Lang/OP)

 

O prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, comemora a aprovação em Plenário do Senado Federal, nesta quarta-feira (20), do projeto de lei que destina ao município de Guaíra 8% do total dos royalties que a Usina de Itaipu repassa aos entes federados diretamente afetados pela sua construção. “Hoje, após mais de 30 anos, o povo guairense pode comemorar porque uma luta foi vencida. O aumento do percentual dos royalties significa em mais R$ 13 milhões ao ano para Guaíra”, comenta, acrescentando que, para isso, o projeto prevê que os outros municípios que recebem a indenização abram mão de um pequeno percentual deles.

Segundo ele, o projeto de lei tramita desde 2015, passou por várias comissões e análises. Trento diz que viajou inúmeras vezes a Brasília, visitou todos os senadores diversas vezes, explicou cada detalhe e defendeu a importância dessa conquista para o município. Ainda na semana passada, o gestor conseguiu uma agenda com o senador Fernando Bezerra, que garantiu ao administrador municipal que nesta semana o projeto entraria em votação. “Promessa feita e cumprida. Desde segunda-feira (18) o chefe de gabinete, Gileade Osti, visitou novamente todos os senadores, entregando novamente o material explicativo e por meio desse trabalho de insistência, conversa, articulação e bom relacionamento político o projeto entrou em pauta e foi aprovado”, destaca, informando: “O próximo passo é a assinatura do presidente da República Jair Messias Bolsonaro”.

Trento evidencia o apoio da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas, que desde o início do seu mandato intermediou os acessos às mais variadas autoridades influentes no assunto. “Não foi fácil. Esse é um trabalho que iniciou em 2015, mas que eu peguei pra mim. Prioridade máxima. Guaíra já chorou demais, foi injustiçada demais, perdeu demais. Está na hora de ir atrás de tudo aquilo que é direito nosso. Andei muito pelos corredores de Brasília, falei, falei e falei. Estou muito feliz por essa conquista e não escondo minha emoção. Não só por mim e minha família que amamos esta terra, mas sim por todos que nela vivem. Guaíra merece mais, mas hoje podemos comemorar essa vitória. Parabéns a todos. Agradeço demais o apoio da AMUSUH, que foi firme nessa caminhada. Aos deputados, senadores, prefeitos da região que entenderam que isso um ato de justiça com Guaíra. Obrigada a todos e parabéns Guaíra”, ressalta, emocionado.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente