Fale com a gente

Municípios Sindicato rural

“Guerra” aos borrachudos começa nesta sexta em Cascavel

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Comitê Gestor para o controle dos borrachudos em Cascavel realizará nesta sexta (23), às 13h30, no Espaço Rabelle (BR-467, km 102), a primeira ação prática para combater a infestação do inseto nas propriedades rurais. Dois professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina), especialistas no ramo, conduzirão a atividade.

O grupo de trabalho é formado por diversas entidades, entre elas o Sindicato Rural de Cascavel, a Prefeitura de Cascavel, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Unioeste, Emater, Comder (Conselho de Desenvolvimento Rural de Cascavel) entre outras. O projeto experimental, ou piloto, terá como foco o distrito de Sede Alvorada. Se funcionar, será replicado nas demais localidades.

Nesta sexta os professores explicarão a metodologia aos presentes e produtores rurais e depois colocarão as mãos na massa. Serão feitas medições de vazão do rio, identificação e coleta de larvas, limpeza mecânica do rio e aplicação do bioinseticida Bti. “É muito importante esse trabalho conjunto. Uma união de forças buscando qualidade de vida no campo e educação ambiental”, disse Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural de Cascavel.

“Entendemos que essa é uma das formas de atendermos o pedido da comunidade de solucionar o problema e trazer mais conforto a quem mora no campo. É nossa decisão tratar o campo com a mesma prioridade da cidade. Não basta fazer estrada. Queremos realizar ações em todas as áreas, oferecendo melhores condições de vida ao homem do campo. No caso do borrachudo, é uma situação muito incômoda para as famílias rurais”, disse o prefeito Paranhos durante o lançamento do comitê, feito no Show Pecuário 2019, no fim de julho.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente