Fale com a gente

Municípios Ações emergenciais

Hospitais de Foz do Iguaçu ampliam leitos para atender pacientes com coronavírus

Publicado

em

Hospital Municipal Padre Germano Lauck dispôs 17 leitos de UTI para atendimento de pacientes com coronavírus (Foto: Divulgação)

Líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Hussein Bakri (PSD) afirma que a fronteira está preparada para enfrentar a pandemia do coronavírus. Segundo ele, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dispensou atenção especial para a região de Foz do Iguaçu ao levar em conta características particulares, como a divisa com Paraguai e Argentina e a alta incidência de casos de dengue. As medidas vão beneficiar 405 mil pessoas que vivem nos nove municípios abrangidos pela 9ª Regional de Saúde.

“Desde o ano passado, temos batalhado por recursos e investimentos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, e isso agora fará toda a diferença no atendimento à população. Venho mantendo contato quase que diário com o secretário estadual Beto Preto, que garantiu uma estrutura significativa para Foz e região durante a pandemia do coronavírus”, afirmou Hussein Bakri.

Representante oficial de Foz do Iguaçu junto ao governo por indicação do prefeito Chico Brasil, Hussein explica que o Hospital Municipal disponibilizou uma ala com 70 leitos para a Covid-19, sendo 17 de UTI e 53 clínicos.

Além disso, foram contratados mais 40 funcionários e, num contrato feito entre universidades e o Executivo estadual, o Germano Lauck receberá 47 bolsistas. São enfermeiros, técnicos de enfermagem e atendentes de call center, que começarão o trabalho nesta semana.

A 9ª Regional de Saúde ainda recebeu mais de 30 mil doses de vacina da gripe, com prioridade neste momento para idosos e profissionais da saúde. Os profissionais da unidade também vêm atuando em ações de barreira sanitária nas fronteiras com o Paraguai e a Argentina, em um trabalho conjunto com a Prefeitura de Foz, Polícia Federal, Polícia Rodoviária, Ministério Público, Receita, Anvisa e Infraero.

“Para unificarmos e otimizarmos todo esse trabalho, reunimos na última sexta-feira (27) os secretários de Saúde dos nove municípios da região. Estamos unindo esforços para o enfrentamento ao coronavírus e a atuação do deputado Hussein Bakri junto à Sesa tem sido fundamental para o atendimento rápido das nossas demandas”, destacou a chefe da 9ª Regional, Iélita Santos.

 

Hospital Ministro Costa Cavalcanti

Além do Governo do Estado, a Itaipu liberou um fundo emergencial de R$ 15 milhões à reestruturação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, com uma ala exclusiva para atendimento de pacientes com coronavírus.

O bloco conta com 27 leitos, 15 de UTI e 12 de semi-intensiva. O Hospital também pleiteia credenciamento junto ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para fazer 480 testes diários da Covid-19, com diagnóstico em até duas horas. O objetivo é que esses testes rápidos sejam colocados à disposição do Hospital Germano Lauck para o mapeamento da doença, o que ajudará na tomada de decisões sobre as próximas ações.

Segundo o boletim mais recente da Sesa, a região tem 11 casos de coronavírus (dez em Foz e um em Medianeira).

Líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri (Foto: Dálie Felberg/Alep)

(Assessoria)

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente