Fale com a gente

Municípios Redução do consumo

Hospital Bom Jesus participa de chamada pública de proposta do Estado, Copel e Aneel

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O resultado da chamada pública da Copel Distribuição para projetos de eficiência energética em hospitais públicos e beneficentes do Paraná foi divulgado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no dia 18 de maio. A iniciativa vai permitir a redução do consumo e, por consequência, dos custos da energia elétrica dessas unidades.

No primeiro processo, foram selecionadas 41 propostas de complexos médicos de 33 municípios, totalizando um investimento de R$ 35 milhões – os recursos da estatal são a fundo perdido, ou seja, sem a necessidade de pagamento. A proposta, inédita no Brasil, foi construída pelo Governo do Estado em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Copel.

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, não foi contemplada neste primeiro edital. A superintendente da instituição, Zulnei Aparecida Bordin, explica que o Bom Jesus está participando do segundo edital. “Na semana passada, o Governo anunciou o resultado do primeiro edital. A previsão da divulgação do resultado de novos projetos selecionados é para o dia 12 de setembro deste ano”.

Zulnei salienta que os equipamentos que estão sendo solicitados no projeto são aparelhos de ares-condicionados e placas fotovoltaicas de captação de energia.

BENEFÍCIOS

Segundo ela, se o projeto for aprovado, beneficiará a instituição na redução de consumo de energia. “A proposta ainda colabora com a troca de aparelhos de ares-condicionados e redução no custo da fatura de energia com captação de energia solar”, destaca Zulnei.

Na oportunidade, a superintendente do Hospital Bom Jesus também menciona que esse projeto é fundamental para uma instituição que atende mais de 60% ao Sistema Único de Saúde (SUS). “A entidade depende muitos destes aportes de investimentos”.

A redução média de consumo é estimada em 75%, permitindo a reserva de recursos para investir em serviços voltados para a população. Uma parte expressiva desta diminuição é referente à instalação de sistemas de geração de energia solar. No primeiro edital foram aprovados 41 projetos, sendo que 37 serão contemplados com plantas de geração de energia fotovoltaicas.

INVESTIMENTO

Na semana passada, o governador disse que esse programa é inovador. “Com investimento em energia renovável por meio de painéis solares. Vamos transformar esses hospitais em locais sustentáveis, que conseguirão produzir sua própria energia”.

Na ocasião, Ratinho Junior ponderou que o projeto fortalece o compromisso do governo com a sustentabilidade. “É também um reconhecimento e agradecimento pelo papel que esses hospitais desempenharam durante a pandemia da Covid-19”.

A iniciativa será expandida para mais centros médicos do Estado durante a segunda fase do projeto. “Queremos também levar a ação para as escolas públicas, ampliando a rede de sustentabilidade do Paraná. A proposta já está em andamento dentro do governo”, destacou o governador na semana passada.

A chamada pública utiliza critérios socioeconômicos, além dos técnicos, para a escolha das instituições beneficiadas, como o número de leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município em que o hospital está instalado e a dificuldade para o pagamento da fatura da energia elétrica.

 

Com Jornal do Oeste
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente