Copagril
Municípios Nova sede

Inauguração de complexo da Safeeds marca etapa e abre novo ciclo de investimentos

O Centro Administrativo, completa Castilho, vem de encontro a proposta inovadora e de pesquisa científica e tecnológica da empresa (Foto: Daniel Vendramini)
  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

  • (Foto: Daniel Vendramini)

Uma cerimônia na quarta-feira (27), na sede da empresa, em Sede Alvorada, com a presença de lideranças políticas e empresariais, representantes do setor produtivo, parceiros e convidados, marcou a entrega do Centro Administrativo e do Complexo Industrial da Safeeds Aditivos para a Nutrição Animal. As duas fábricas, uma de aditivos sólidos e outra de líquidos, somado ao Centro Administrativo, um prédio de 3 andares, amplo e com modernas instalações, dentro de um conceito de sustentabilidade e tecnologia, representa um novo marco na empresa, iniciado em 2014, e aponta para um novo ciclo, com outros investimentos que começam a ser projetados, visando atender com excelência e tecnologia um novo tempo no mercado mundial, que busca alimentos mais saudáveis.

“É mais que um sonho, é um grande projeto de produção local, no Brasil, de produtos que antes eram importados. Temos a capacidade de produzir localmente e substituir a importação de produtos de alta tecnologia, que o Brasil era antes dependente. Um marco no desenvolvimento da Safeeds e o mais importante é que as duas unidades fabris que estão sendo entregues já estão funcionando e produzindo há cinco anos. Além disso, este processo não para por aqui. Concluída esta etapa vamos iniciar outra que inclui a construção de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento, que vai incrementar ainda mais o nosso processo de produção, sempre buscando a inovação e novas tecnologias”, comentou o presidente da Safeeds, Ricardo Araujo Castilho.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

O Centro Administrativo, completa Castilho, vem de encontro a proposta inovadora e de pesquisa científica e tecnológica da empresa. Tudo foi pensado para atender as necessidades da Safeeds, tanto físicas como de sustentabilidade, e de oferecer qualidade de vida às pessoas. A Safeeds tem uma demanda crescente de espaço físico e a construção do prédio já foi projetada pensando no presente e no futuro.

Pensando na qualidade de vida das pessoas, assim como ocorre com a produção de aditivos para a nutrição animal, buscando oferecer alimentos seguros para os animais e para as pessoas, foram projetadas escadas amplas, estimulando a atividade física, espaços de convivência em cada andar, para incentivar o convívio e a troca de experiências, vidros duplos para garantir conforto térmico e sonoro, além de permitir contemplar a produção agropecuária, em uma das regiões mais produtivas do estado, e espaços externos, com paisagismo.

“Foi tudo muito bem pensado e planejado, buscando o que tem de melhor, mais moderno e tecnológico, dentro do conceito e da filosofia da empresa, que é hoje líder no mercado de produção de aditivos de nutrição animal, oferecendo ao produtor uma alternativa aos produtos importados, com um produto de qualidade, adequado às especificidades de cada região e com melhor preço”.

A empresa está presente em cinco países e registrando produtos em outros oito países, ofertando aditivos para a nutrição animal em diversas áreas. Somente na cadeia do frango, explica ele, 10 por cento da produção brasileira utiliza produtos da Safeeds, os quais exportam para 140 do total de 200 países. Isso significa que a empresa atinge cerca de 50 por cento da população mundial que consome esta proteína. Ele agradeceu aos parceiros, família e a Deus pelos investimentos e assegurou a preocupação e meta da empresa de continuar produzindo com ética, qualidade e profissionalismo, para atender as novas tendências do mercado, de produtos de qualidade e a custo acessível.

O diretor comercial da empresa, Paulo Guerra, também ressaltou o trabalho em equipe, a preocupação com a excelência, tanto na construção das dependências administrativas, quanto na estruturação das duas fábricas, com linhas de produção independentes, sem contaminação cruzada e capazes de produzir produtos fracionados. A fábrica de produtos sólidos tem uma capacidade de produção de 1.600 toneladas por mês, o que equivale a 72 toneladas de aditivos por dia, e a líquida de até 9 mil toneladas por mês. Instalada em uma área total de 110 mil metros quadrados junto à BR-467, cuja pista dupla interliga Toledo e Cascavel, a empresa detém os mais altos padrões de qualidade e realiza o mesmo controle de sanidade e equipamentos de uma indústria farmacêutica humana. “Segurança é a palavra chave da nossa missão. A Safeeds é uma referência para o Brasil e para o mundo”, finalizou o diretor Paulo.

 

Lideranças destacam investimentos e potencial da Safeeds

O diretor executivo da Frimesa, Elias Zydek, elogiou os investimentos feitos pela Safeeds e destacou que a empresa entendeu o futuro no presente, oferecendo o que tem de tecnologia de ponta disponível no mundo para a nutrição e saúde animal. “A empresa uniu a visão de futuro com o que tem de melhor no mundo em tecnologia, aqui na nossa terra, no Oeste do Paraná”, frisou. Segundo ele, o mercado de proteína animal tem um potencial muito grande, considerando a expectativa de população mundial, que projeta para 2050 cerca de 10 a 11 bilhões de habitantes. Mesmo com os avanços no setor tecnológico, com alimentos artificiais e criações em laboratórios, ele não acredita que estes produtos substituam a proteína animal na alimentação das pessoas.  Para ele, a cadeia produtiva animal tem um futuro muito grande pela frente, mas precisa se adequar às novas necessidades do consumidor, especializando-se para fornecer maior energia, menor teor de gordura, maior de proteína. “A Safeeds percebeu a oportunidade de algo diferente e propõe hoje uma nutrição animal diferenciada, com tratamento sanitário antecipado para cada fase do desenvolvimento animal. Ela oferece um diferencial que para nós representa uma enorme propulsão para continuar crescendo como está hoje”, reforçou.

O prefeito em exercício de Cascavel, Alécio Espínola,  afirmou que “o município não cresce se não tiver empresários arrojados e competentes para fazer empreendimentos como estes, valorizando o município, o distrito de Sede Alvorada”. Ele acrescentou que o município sente-se honrado e agradecido pela presença da Safeeds, em Sede Alvorada, gerando  empregos e renda para a região, além de ser bela, com uma arquitetura fantástica.

 

Visão estratégica

O diretor secretário da Coopacol, Silvério Constantino, ressaltou a visão estratégica dos empresários, ao se instalar em uma das regiões mais produtivas do Oeste do Paraná, que concentra grande parte da produção brasileira, a tecnologia utilizada nos processos produtivos e nos produtos colocados a campo, proporcionando aos seus clientes, incluindo cooperativas e empresas de nutrição animal, estarem na vanguarda do que acontece no mundo. Segundo ele, o mercado de proteína animal está consolidado e a postura firme, profissional e responsável da Safeeds, colocando produtos de excelente qualidade no mercado, dão aos clientes a segurança necessária e auxiliam na permanência no atual patamar de produção.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Toledo, Jozimar Polasso, igualmente ressaltou os investimentos da empresa. Para ele, mesmo sendo no município de Cascavel, a empresa traz muitos retornos a Toledo, pela proximidade, com boa parte dos colaboradores integrando o quadro de funcionários, e pelos seus produtos, comercializados no Brasil e em outros países, projetando a região Oeste do Paraná.  Ele elogiou a estrutura, desejou sucesso aos proprietários e colocou o município à disposição, dentro das possibilidades legais.

 

Parceria

O diretor de vendas da Jefo, maior parceiro comercial Latino Americano da Safeeds, Germán Márquez Berber, que liderou a comitiva que esteve em Toledo para a inauguração do Centro Administrativo e complexo industrial da empresa, ontem (27), manifestou a sua satisfação em participar do processo que resultou no crescimento da empresa ao longo dos anos. Segundo ele, a Safeeds é o parceiro comercial que toda a empresa gostaria de ter, pelo compromisso com a qualidade, o serviço e a missão de adiantar-se às necessidades do mercado. A Jefo, ressaltou ele, está muito orgulhosa de ter uma parceria comercial com a da Safeeds e que já tem registrada novas soluções para os seus clientes. “Não vendemos produtos, mas soluções para os clientes e temos novas já registradas”, apontou ele, registrando uma parceria que já dura 15 anos.

 

BOX

Arquiteto destaca concepção do projeto e exemplo de integração

Autor do projeto arquitetônico e vice-presidente de desenvolvimento regional da Caciopar e da Faciap, o arquiteto Mário Costenaro, ressaltou que a construção da obra foi um desafio muito grande, integrando um corpo de profissionais de diversas áreas, que resultou em um trabalho coletivo, por concretizar uma visão e um desejo dentro de uma filosofia moderna e inovadora da empresa, que busca levar qualidade de vida às pessoas, através dos produtos que desenvolve e comercializa. “Foi um desafio muito grande e que não fiz sozinho. Foi um trabalho integrado para atender as demandas técnicas e de representatividade da marca Safeeds e do desejo dos sócios, dentro dos seus projetos e planos de atuação” .

Segundo ele, que está completando 32 anos de atuação profissional, a obra foi um presente e resume a essência da arquitetura, que se faz na satisfação do cliente e na necessidade e uso da obra. Todos os setores foram contemplados, através de diversas discussões e acompanhamento de diferentes profissionais, respeitando as diferentes especificidades, para chegar a um trabalho final, que atendesse a demanda da empresa e representasse a sua identidade. “Foram criados espaços bem pensados, com conforto, produtividade e saúde, dentro da proposta  e concepção da empresa no seu ramo de atuação”.

Como integrante da Faciap e da Caciopar, Costenaro também observou a visão estratégica dos proprietários da Safeeds, que nos trazem um exemplo de integração, tão necessário para o desenvolvimento regional. Segundo ele, ao se instalar em Sede Alvorada, no coração do oeste, entre duas das cidades mais importantes, os empresários nos trazem como ensinamento a importância da integração entre os dois municípios, produzindo aqui, gerando emprego e renda, mas levando qualidade de vida para as pessoas, em todo o mundo.

 

Com assessoria 

TOPO