Fale com a gente

Municípios 1º semestre

Infrações de trânsito aumentam 21% na comarca rondonense

Publicado

em

Infração por direção sob efeito de álcool registra aumento de 100%. Entre os casos, 15% dos envolvidos se recusam a realizar teste do bafômetro (Foto: André Borges/Agência Brasília)

A Comarca de Marechal Cândido Rondon registrou aumento de 21% nas infrações de trânsito no primeiro semestre de 2021, em comparação ao mesmo período no ano passado, saltando de 658 registros para 797, uma média de 4,4 infrações por dia nos primeiros seis meses deste ano, contra 3,6 de janeiro a junho de 2020.

Integram a comarca rondonense, além do município-sede, as cidade de Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Quatro Pontes e Nova Santa Rosa.

 

Por municípios

Conforme informações do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), quatro municípios da comarca apresentaram crescimento no número de infrações no período, sendo Mercedes (94% a mais que o primeiro semestre de 2020), Pato Bragado (60%), Nova Santa Rosa (89%) e Marechal Rondon (19%). Por outro lado, Entre Rios do Oeste teve 5% menos infrações de trânsito comparando os primeiros semestres deste e do ano passado e Quatro Pontes apresentou uma redução de 7%.

(Arte: O Presente)

 

Principais infrações

A liderança das infrações de trânsito no primeiro semestre de 2021 em Marechal Rondon ficou com a direção sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 79 ocorrências e crescimento de 17% em comparação ao mesmo período de 2020, seguido pelo ato de permitir que pessoas sem CNH conduzam veículos, com 75 infrações e aumento comparativo de 36%.

Enquanto a direção de veículos não registrados ou licenciados foi a principal infração do primeiro semestre de 2020, nos primeiros 180 dias deste ano houve diminuição de 5% nesta ocorrência, que passou de 75 para 71 casos e ocupou a terceira posição do ranking.

Outras infrações que apresentaram crescimento significativo em Marechal Rondon foram a condução de veículo com descarga livre (+1.100%) e veículos conduzidos sem equipamentos obrigatórios ou deficientes (+900%).

 

Recusa ao bafômetro chega a 15%

Infrações de condução de veículo sob influência de álcool tiveram um aumento de 100% no município rondonense, passando de 16 para 32 ocorrências nestes primeiros seis meses de 2021.

De acordo com análise da Polícia Militar, 15% dos envolvidos em casos de embriaguez se recusaram a fazer o teste do etilômetro, conhecido popularmente como teste do bafômetro. Segundo o Setor de Trânsito da PM de Marechal Rondon, “o aumento das infrações de trânsito do artigo 165, de dirigir sob influência de álcool, acontece devido às restrições de horário estabelecidas pelos decretos estaduais e municipais”.

(Arte: O Presente)

 

Bombeiros registram aumento de 14% nos atendimentos a acidentes

Nos primeiros seis meses deste ano, o Corpo de Bombeiros de Marechal Rondon atendeu 14% mais acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período de 2020: o número passou de 182 para 209 no primeiro semestre de 2021.

O crescimento, de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros rondonense, capitão Tiago Zajac dos Santos, aconteceu pelos mesmos motivos que levaram os números a diminuir no ano passado. “O aumento se deve, basicamente, ao maior número de automóveis, motos, bicicletas e pedestres no trânsito em função do retorno gradual das atividades corriqueiras após o início da vacinação da população (contra a Covid-19). Esse mesmo fenômeno foi verificado em 2020 com a queda acentuada na quantidade de acidentes após a implementação dos lockdowns”, relata ao O Presente.

Comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Tiago Zajac dos Santos: “Os principais responsáveis pelos acidentes em Marechal Rondon são a imprudência e a falta de atenção dos motoristas, aliados ao uso do celular” (Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

 

 

Colisões lideram atendimentos

Nos primeiros 180 dias de 2021, 117 atendimentos do Corpo de Bombeiros aconteceram em colisões entre veículo em Marechal Rondon, número 20% maior em comparação com o mesmo período de 2020, quando foram registrados 97 casos do tipo.

O segundo acidente mais registrado pelo órgão é a queda de veículos, com 54 ocorrências. Ainda que ocupe a segunda posição do ranking, o número é 6% menor do que no ano passado.

Zajac pontua que a maioria dos acidentes de trânsito em Marechal Rondon envolvem motocicletas.

Colisões e quedas de veículos são os principais acidentes de trânsitos socorridos pelos bombeiros em Marechal Rondon (Foto: Divulgação)

 

Vítimas graves são exceções

O Corpo de Bombeiros atende no local do acidente e encaminha as vítimas às unidades hospitalares. O comandante informa que a maioria dos envolvidos apresenta ferimentos leves e moderados. “As vítimas graves, de acordo com estatísticas, são exceções”, pontua.

Desatenção e imprudência dos motoristas são, na consideração do capitão, os responsáveis pelos acidentes no município. “Os principais motivos observados ainda são a imprudência e a falta de atenção dos motoristas, aliadas ao uso do celular. Outra questão observada é o não uso do cinto de segurança que, em caso de acidentes com veículos, reduz drasticamente a gravidade dos danos humanos”, salienta.

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente