Fale com a gente

Municípios Organização

Iniciam trabalhos de preparação às eleições na comarca rondonense

Publicado

em

Urnas foram entregues no Fórum Eleitoral de Marechal Rondon. Mesários estão sendo convocados e passarão por treinamento. Rigor no combate à Covid será constante (Foto: Joni Lang/OP)

Foram iniciados recentemente os trabalhos de organização do pleito eleitoral de 15 de novembro na 121ª Zona Eleitoral de Marechal Cândido Rondon, que também abrange os municípios de Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes e que reúne um eleitorado aproximado de 50 mil pessoas nos quatro municípios.

Conforme o chefe do Fórum Eleitoral rondonense, Fábio Gealh, o rigor no combate à Covid-19 será constante em todo o período eleitoral deste ano.

Segundo ele, estão sendo entregues cartas de convocação de mesários nos municípios de Mercedes, Pato Bragado e Quatro Pontes; em Marechal Rondon as convocações serão realizadas na segunda quinzena deste mês. “Simultaneamente, estamos visitando os locais de votação para verificar as disposições físicas para instalação das seções eleitorais de acordo com as normas necessárias de distanciamento social exigidas para prevenção da Covid-19, inclusive quanto à ventilação do local e fluxo de movimentação dos eleitores para não ocorrer aglomeração de pessoas. Outra avaliação que tem sido feita nos locais é sobre a acessibilidade”, declarou ao O Presente.

Gealh destaca que a realização das eleições é o ponto máximo do exercício da democracia, quando a população escolhe seus representantes. “E não existe democracia sem que haja inclusão. Por isso é indispensável que todos os locais de votação estejam aptos a receber todos os eleitores, independentemente de sua mobilidade”, frisa.

 

URNAS

Há poucos dias, foram recebidas as urnas que serão utilizadas no pleito eleitoral deste ano. Devido à falta de recursos financeiros para estas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não adquiriu novas urnas eletrônicas. Em razão disso, as urnas do Estado foram remanejadas, excluindo as mais antigas, modelo 2008, para permanecerem apenas as mais novas.

“No caso da 121ª Zona Eleitoral de Marechal Rondon foram disponibilizadas 188 urnas modelo 2009, remanejadas de outras zonas eleitorais para as 164 seções existentes nos quatro municípios. O número remanescente permanecerá como equipamento de contingência caso seja necessária a substituição. Após o recebimento, as urnas serão testadas para o correto funcionamento até que sejam disponibilizados os sistemas para configuração ao pleito, em data a ser estabelecida”, informa Gealh.

 

MESÁRIOS

Em relação aos mesários, o chefe do Fórum Eleitoral diz que foram convocados 660 mesários, dentre os quais 185 primeiramente são voluntários. “Esclareço sobre este número de voluntários ser um indicativo inicial, pois ainda é possível a inscrição de eleitores para serem mesários voluntários. A disposição pessoal daqueles que se voluntariam para serem mesários sempre mereceu reconhecimento pelos benefícios que recebem, sendo dois dias de folga do trabalho por dia trabalhado nas eleições, incluindo treinamento; isenção de inscrição em concursos públicos do Estado; vantagem de desempate em concurso público, quando previsto em edital; concessão de auxílio-alimentação nos dias de votação no valor de R$ 35; e 30 horas extracurriculares aos estudantes universitários, quando pelo exemplo pessoal de cidadania”, expõe.

Ele acrescenta que, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), voluntário é o jovem, adulto ou idoso que, por interesse pessoal ou pelo espírito cívico, dedica parte do seu tempo a diversas formas de atividades de bem-estar social. “Quando todos enxergam a necessidade de cada um agir com comprometimento social, o exercício do mesário se destaca. O interessado poderá ser inscrever através do sítio do TSE ou pelo aplicativo e-título”, comenta.

Os trabalhos também contarão com treinamento presencial específico aos mesários convocados para as funções de presidente, respeitando o distanciamento e o limite de pessoas no ambiente por turma. A participação no treinamento concede direito a dois dias de folga no trabalho, sem considerar o período de dispensa necessário para participação no evento.

 

Foram disponibilizadas 188 urnas modelo 2009, remanejadas de outras zonas eleitorais para as 164 seções existentes nos quatro municípios da 121ª Zona Eleitoral (Foto: Joni Lang/OP)

 

REGISTRO DE CANDIDATURAS

Considerando que o 1º turno das eleições está agendado para 15 de novembro, o prazo final para registro das candidaturas será no dia 26 de setembro, às 19 horas. “Qualquer interessado em se candidatar para as próximas eleições deve buscar orientação jurídica do partido ao qual estiver filiado. O cartório eleitoral não oferece, nem pode, qualquer assessoria”, ressalta Gealh.

 

RIGOR

Para evitar a propagação da Covid-19, a atuação dos fóruns eleitorais em território nacional segue rigorosamente as orientações sanitárias repassadas, sendo a primeira providência do TSE descartar a identificação biométrica dos eleitores, tanto para evitar a aglomeração de pessoas quanto o risco de contaminação do equipamento.

“As seções eleitorais serão remanejadas no local de votação para impedir aglomeração e o número de pessoas dentro de cada seção foi reduzido para seguir o distanciamento mínimo necessário entre cada presente. A higienização dos locais ocorrerá durante todo o período de votação e serão disponibilizadas máscaras cirúrgicas descartáveis, proteção tipo ‘face shield’ e luvas para cada mesário, além de realizar a demarcação do distanciamento mínimo nas filas de acesso à seção eleitoral”, pontua o chefe do Fórum Eleitoral.

Conforme ele, no momento em que as pessoas têm permanecido mais tempo em casa e com a necessidade de respeitar o distanciamento mínimo, o eleitor poderá exercer seu protagonismo nas eleições com mais consciência, “aproveitando o período de distanciamento para pesquisar sobre cada candidato(a), sua vida pessoal, e especialmente propostas, para que seu voto não seja um mero exercício, mas um ato consciente”.

“O distanciamento nos permite a oportunidade de perceber que o convencimento do eleitorado não deve ocorrer pelo pedido de voto com aproximação ou contato físico, mas através de propostas que sejam coerentes com o histórico de vida pessoal do(a) candidato(a)”, encerra Gealh.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente