Ecoville – Maior rede de limpeza
Ford Show Rural
Municípios EJA

Inscrições à Educação de Jovens e Adultos podem ser feitas até sexta-feira

Interessados em voltar a estudar e concluir seus estudos devem procurar o Colégio Paulo Freire, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 2441, em Marechal Rondon (Foto: Arquivo/OP)

O período de inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) vai até sexta-feira (24). Os interessados em voltar a estudar e concluir seus estudos devem procurar o Colégio Paulo Freire, localizado na Rua Sete de Setembro, nº 2441, em Marechal Cândido Rondon, para efetuar a matrícula ou entrar em contato pelo telefone (45) 3254-4073.

Para o ano letivo de 2020, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte readequou o cronograma da EJA para semestral e unificou a matriz curricular. Com isso, os estudantes poderão concluir tanto a etapa do Ensino Fundamental quanto a do Ensino Médio em dois anos. Além disso, a matriz unificada garante que todas as instituições que ofertam EJA terão as mesmas disciplinas, facilitando a continuidade dos estudos caso seja necessário mudar de escola e a organização dos professores para a escolha de suas aulas.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

A readequação do cronograma não altera a carga horária dos cursos, que será mantida a mesma, mas vem como uma solução para o cenário constatado pela secretaria: o período prolongado para conclusão dos estudos resultava em grande incidência de abandono. Com a carga horária concentrada, os estudantes terão a chance de terminar os estudos antes.

 

QUATRO PONTES

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Araceli Basso Tauchert, os quatro-pontenses interessados na EJA devem se inscrever no Colégio Paulo Freire, em Marechal Rondon. “As inscrições, bem como as aulas, ocorrem no Colégio Paulo Freire. Quem tem dúvidas, inclusive sobre a documentação, pode vir à secretaria. Estamos à disposição para ajudar as pessoas que querem ter a sua formação. Houve alteração na matriz curricular e agora está ainda mais fácil de concluir os estudos do Ensino Fundamental e Ensino Médio”, enaltece.

Conforme Araceli, “nesta semana será definido um dia para o transporte de quem deseja se matricular, mas não tem condições de ir para Marechal Rondon”, expõe.

 

Secretária de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes, Araceli Tauchert: “Os quatro-pontenses interessados na Educação de Jovens e Adultos devem se inscrever no Colégio Paulo Freire, em Marechal Rondon” (Foto: Arquivo/OP)

 

DOCUMENTOS

Para efetivar a matrícula, o estudante deve levar os seguintes documentos (original e cópia): certidão de nascimento ou certidão de casamento, RG (para maiores de 16 anos) ou Registro Nacional Migratório – RNM/Protocolo de Solicitação de Refúgio, Cadastro de Pessoa Física – CPF (para maiores de 16 anos e estudantes da Educação Profissional, declaração de vacinação emitida pela unidade ou posto de saúde (para menores de 18 anos), fatura recente da concessionária de energia elétrica (dos últimos dois meses), comprovante de endereço adicional em nome da mãe/pai/responsável legal pelo estudante (quando a fatura não estiver em nome dos mesmos), número de telefone para contato, e-mail da mãe/pai/responsável legal, CPF da mãe/pai/responsável legal ou Registro Nacional Migratório – RNM / Protocolo de Solicitação de Refúgio e histórico escolar.

 

PÚBLICO

O Ensino Fundamental Anos Finais (do 6º ao 9º ano) pode ser cursado por qualquer pessoa com 15 anos completos. Já o Ensino Médio pode ser cursado por qualquer pessoa com 18 anos completos. A EJA não é seriada, ou seja, o aluno não se matricula na série em que interrompeu seus estudos e sim na etapa (Ensino Fundamental ou Ensino Médio), mas todos os anos que ele já cursou serão validados para posicioná-lo no semestre da etapa que melhor atenda a sua necessidade. O tempo máximo de curso para cada etapa é de dois anos, mas pode ser concluído em menor tempo, de acordo com a disponibilidade e os resultados obtidos pelo aluno.

 

Com assessoria

TOPO