O Presente
Municípios

Itaipu diminui vertimento para reduzir impacto da cheia do Rio Iguaçu

calendar_month 4 de novembro de 2023
3 min de leitura

A vazão do Rio Iguaçu, na Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, voltou a subir, passando de 10 mil metros cúbicos de água por segundo (m³/s), na sexta-feira (03), para 17 mil m³/s na tarde deste sábado (04).

Para evitar novas inundações e compensar a cheia do Iguaçu, a usina de Itaipu diminuiu o vertimento, que chegou a pouco mais de 8 mil metros m³/s na sexta-feira, para 1.769 m³/s neste sábado.

Essa flexibilização está sendo possível por causa das estratégias da Comissão Especial de Cheia (CEC) da Itaipu, que adota medidas de acordo com o cenário hidrológico atual, para usar o máximo possível a água que chega ao reservatório para produzir energia, sem comprometer a segurança da barragem e, com isso, reduzindo impactos das inundações. A binacional também está dando assistência às famílias atingidas pelas enchentes, no lado paraguaio do Rio Paraná.

Os prognósticos da CEC se confirmaram e a situação de cheias deve se normalizar nos próximos dias. Atualmente, a cota do Rio Paraná, na Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai, varia entre 117 metros e 118m acima do nível do mar, um aumento de 16 metros naquele ponto. A tendência é que esse valor diminua gradativamente durante a semana que vem, até se chegar à normalidade.

O superintendente de Operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, explica que a atuação da binacional tem sido significativa para evitar maiores danos à população ribeirinha. “Sem esse controle, os dois rios seguiriam seu fluxo natural causando grandes estragos em situação de cheias, como é o caso”, disse, complementando: “Essa é uma forma de ajudar às famílias que vivem em áreas vulneráveis às margens dos dois rios, sem causar qualquer risco para a segurança da barragem”.

Cerca de 500 moradias foram afetadas em cidades fronteiriças do país vizinho, principalmente em Ciudad del Este, onde está o bairro San Rafael, o mais afetado. As famílias desalojadas foram levadas para albergues mantidos pela Itaipu e prefeituras locais.

Voluntários da Responsabilidade Social, Corpo de Bombeiros da Itaipu e Defesa Civil, entre outros órgãos, estão ajudando os desabrigados (as) com água, alimentação, roupas e outras demandas.

Produção

O vertedouro deve ficar aberto até o dia 10. A produção de energia da usina está em torno 10 mil megawatts médios.

A usina de Itaipu é uma hidrelétrica que funciona a fio d’água, com um reservatório pequeno proporcionalmente à sua capacidade de produção de energia elétrica. A água que chega das cerca de 55 usinas localizadas a montante de Itaipu, na bacia do Rio Paraná, é usada para a geração de energia, e só excepcionalmente há um excesso que precisa ser escoado pelo vertedouro.

Assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.