Fale com a gente

Municípios EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Itaipu promove formação para gestores em educação ambiental do Oeste

Publicado

em

Fotos: Lucilei Rossasi

Mais de 140 técnicos da região Oeste participaram do 2º Encontro de Formação dos Gestores Municipais de Educação Ambiental da Bacia do Paraná 3 (BP3) e Oeste do Paraná. A ação, promovida pelos Programas de Educação Ambiental e de Gestão de Resíduos Sólidos da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica Educação Ambiental e Cultura, ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro em Marechal Cândido Rondon e Ubiratã, respectivamente.

Na ocasião, técnicos de referência em coleta seletiva e das unidades de valorização de recicláveis da região se reuníram para a formação, ministrada por Rejane Paredes, do Instituto Lixo e Cidadania O trabalho teve o apoio das equipes técnicas da Itaipu, das divisões de Educação Ambiental (MAPE.CD) e de Ação Ambiental (MAPA.CD).

A oficina em Marechal Cândido Rondon contou com 79 participantes, de 25 municípios da BP3. Em Ubiratã, a ação reuniu 63 técnicos, que representaram outros 20 municípios do Oeste do Paraná.

O tema central dos encontros, definido juntamente com os municípios, foi a elaboração de projetos de lei municipais de coleta seletiva com inserção social e econômicas dos catadores de materiais recicláveis. Antes, no primeiro semestre do ano, foram feitas oficinas para a elaboração de programas municipais de coleta seletiva.

“Nosso trabalho resultou em 32 programas elaborados que, num próximo passo, precisarão de amparo legal para garantir sua implementação”, explicou Lucilei Rossasi (MAPE.CD). “Daí a necessidade de elaborarmos uma lei municipal para a coleta seletiva”, completou.

Segundo Lucilei, a metodologia aplicada durante a formação permitiu aos participantes receber esclarecimentos sobre os aspectos legais e necessários na elaboração de um projeto de lei. Nessa vertente, o curso enfatizou a gestão de resíduos sólidos de acordo com a realidade dos municípios, sanando dúvidas e garantindo que cada região, a partir dos seus representantes, possa compreender qual a necessidade de elaboração de uma lei e seu conteúdo.

Para fixar ainda mais os conteúdos, os participantes foram convidados a elaborar um projeto de lei e apresentá-lo para os demais integrantes do curso, adaptado às particularidades de cada município.

Com Jornal Eletrônico de Itaipu

Copyright © 2017 O Presente