Fale com a gente

Municípios Correnteza Cultural

Itaipu vai levar 40 apresentações culturais à região Oeste até 2020

Publicado

em

Primeira ação foi a oficina de contação de histórias “Corre João”, com o artista Zé Alves, em Matelândia (Foto: Divulgação)

 

Até o final de 2020, espetáculos de música, dança, teatro e exposições artísticas farão parte da agenda do projeto Correnteza Cultural. A ação promovida pela Itaipu Binacional, por meio da Rede Regional de Cultura e Patrimônio da Bacia do Paraná 3 (BP3), teve início em fevereiro e prevê a realização de 40 apresentações culturais na região. As atividades são abertas para toda a comunidade, com entrada gratuita. A primeira foi a oficina de contação de histórias “Corre João”, com o artista Zé Alves, em Matelândia, no dia 28 de fevereiro.

Entre as atividades promovidas pelo projeto – como oficinas de contação de histórias e formações destinadas à professores e artistas -, a ação visa sensibilizar a comunidade para as mais diversas manifestações culturais. Há ainda o incentivo ao diálogo entre criadores e espectadores das mostras.

Conforme explica Tamiris Amancio, museóloga da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu, os artistas que compõem o calendário de ações são da própria região Oeste. Selecionadas por edital para participarem do projeto, as atividades são realizadas “por gente da região, para gente da região”, destaca Tamiris.

 

Atrações

Para a agenda 2019/2020 foram selecionados 14 grupos e artistas da região da Bacia do Paraná 3. As oficinas têm diferentes linguagens, para faixas etárias variadas, com o intuito de promover trocas de experiências enriquecedoras.

Algumas das próximas atrações, com datas confirmadas, incluem o espetáculo de dança “Way”, da Companhia de Dança Cia do Corpo, em Missal no dia 29 de março; a oficina de contação de histórias “História da Nossa Gente” pelo grupo Viramundo em Marechal Cândido Rondon, no dia 17 de abril; e a apresentação “Danças Folclóricas da América Latina” pelo grupo Elenco Folclórico da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) em Altônia, no dia 10 de maio.

O projeto Correnteza Cultural é resultado do convênio da Linha Ecológica, parceria entre a Itaipu e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

 

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente