Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, que estava desaparecido no Pico Paraná desde o dia 1º de janeiro foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5) após uma operação de buscas que mobilizou equipes especializadas do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e contou com o apoio de diversos voluntários.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informou que o jovem que foi encontrado após buscas no Pico Paraná deu entrada às 11h55 no Hospital Municipal Dr. Sílvio Bittencourt Linhares, em Antonina.
“O paciente do episódio do Pico Paraná está lúcido, apresenta sinais de desidratação leve, hematomas em membros inferiores e assaduras na região inguinal. Ele foi submetido à profilaxia medicamentosa e reidratação endovenosa. Foram solicitados exames laboratoriais e de imagem para investigação complementar e ele vai permanecer sob observação enquanto aguarda os resultados.”
De acordo com informações da equipe do Siate responsável pelo atendimento e transporte, o estado de saúde é estável.De acordo com o tenente-coronel Ícaro Gabriel, comandante do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), unidade especializada do CBMPR, o jovem conseguiu caminhar sozinho pela mata e chegou até uma fazenda na localidade de Cacatu, em Antonina, no Litoral.
A região corresponde a uma das rotas de descida do Pico Paraná. Equipes do Corpo de Bombeiros de Antonina foram acionadas para o atendimento e o transporte até o hospital do município.
Ainda conforme o comandante, o rapaz percorreu mais de 20 quilômetros por áreas de difícil acesso até alcançar uma região habitada.
A operação de buscas mobilizou mais de 100 bombeiros militares e contou com o apoio diário de cerca de 300 voluntários e do Instituto Água e Terra (IAT), que atuaram de forma integrada ao longo dos cinco dias de trabalho.
Com Catve
Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp