Fale com a gente

Municípios Faltam quatro dias

Justiça Eleitoral de Marechal Rondon finaliza preparativos às eleições de domingo

Publicado

em

No sábado (07) e domingo (08) aconteceu a geração de mídia das urnas eletrônicas, carga e os equipamentos foram lacrados (Foto: Divulgação)

Em quatro dias os eleitores de todos os municípios do Brasil vão às urnas para escolher os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para o mandato 2021/2024. A eleição deste ano entra para a história devido a suas peculiaridades ocasionadas pela pandemia da Covid-19.

Inicialmente, cogitou-se adiar o pleito para o próximo ano ou até para 2022, coincidindo com a eleição geral, visando manter o distanciamento social e a segurança dos eleitores. Depois, decidiu-se apenas adiar de outubro para novembro o dia da eleição.

Por outro lado, esta campanha fica marcada por ser mais “fria” em relação às outras edições, tendo em vista que candidatos e eleitores evitaram aglomerações. As redes sociais foram a saída de muitos para buscar o voto.

A Justiça Eleitoral, por sua vez, em Marechal Cândido Rondon se tornou uma das grandes protagonistas na campanha. Isto porque, além de coordenar e organizar todo o pleito, o número de representações protocoladas pelos candidatos e partidos/coligações fizeram movimentar o meio político.

 

PREPARATIVOS PARA DOMINGO

No último sábado (08) e domingo (09) o Fórum Eleitoral da comarca rondonense promoveu a geração de mídia das urnas e carga e lacração dos equipamentos. Nesta semana, a equipe de trabalho continuará as visitas aos locais de votação para realizar a organização das salas e as demarcações para garantir o distanciamento entre os eleitores. “Esta medida foi adotada por iniciativa desta 121ª Zona Eleitoral para auxiliar os secretários de prédio para a montagem do local e estabelecer as medidas necessárias para prevenção do Covid-19”, informa o chefe do Cartório Eleitoral, Fábio Gealh.

A última etapa para que se aguarde a realização do pleito será no sábado (14), véspera das eleições, quando as urnas serão entregues aos locais de votação para armazenamento até o horário marcado para o início das eleições.

 

HORÁRIO DE VOTAÇÃO

Em razão da pandemia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antecipou o horário para início da votação, das 08 para as 07 horas. Para as pessoas com 60 anos ou mais, das 07 às 10 horas será o horário preferencial.

“Este horário corresponde apenas a adiantamento do início dos trabalhos. Ele foi relacionado aos eleitores de grupo de risco pela idade em razão destes terem histórico de votarem logo no início do pleito, e com a hora adicional antecipada eventual risco de aglomeração para eles seria mitigado. Apesar disso, não se trata de um horário exclusivo a estes eleitores. Qualquer outro que queira votar neste horário poderá”, esclarece Gealh.

 

O QUE LEVAR?

No dia da votação, cada eleitor deverá estar munido com documento oficial com foto para ser identificado e, também, caneta própria para assinar o caderno de votação. “A recomendação para levar caneta se deve por prevenção contra o Covid-19, ao evitar o compartilhamento de objetos. Todavia, haverá caneta à disposição dos eleitores, que será higienizada antes e após cada utilização”, garante o chefe do Fórum Eleitoral de Marechal Rondon.

 

Ao todo, Justiça Eleitoral da Comarca de Marechal Rondon conta com 188 urnas eletrônicas disponíveis para a eleição de domingo (15) (Foto: Divulgação)

 

CUIDADOS SANITÁRIOS

Para garantir a segurança dos eleitores em meio à pandemia, o chefe do Fórum Eleitoral expõe que foi redesenhada toda a estrutura de fluxo e logística de posicionamento das pessoas nos locais de votação e seções eleitorais. “Em todas as portas de acesso, aos locais de votação e às seções eleitorais permanecerá um mesário ou auxiliar da Justiça Eleitoral com um dispensador de álcool em gel a ser fornecido para todos que fizerem passagem. Haverá um acesso único para entrada e outro para saída das pessoas. O acesso e a permanência delas será permitida apenas em número que garanta manter o distanciamento necessário para evitar a aglomeração. Na porta de entrada do local de votação, em seu interior no espaço de espera para entrar na seção eleitoral, existem demarcações que indicam onde será permitido permanecer para manter a distância necessária com outra pessoa. Dentro da seção eleitoral os locais de posicionamento dos mesários estão destacados para que se respeite a distância mínima para fins sanitários com os eleitores”, detalha.

Além disso, ele frisa que não será permitido adentrar aos locais de votação número de pessoas superior ao que se exija para manter o distanciamento necessário entre os presentes. “Outras medidas, como uso de máscara cirúrgica, máscara faceshield, e higienização constante das mãos e superfícies serão adotadas pelos mesários e auxiliares da Justiça Eleitoral”, expõe.

Em planejamento anterior à atual situação sanitária, a Justiça Eleitoral contabilizou a nomeação de maior número de auxiliares para que atuassem como coordenadores de acessibilidade. Com a realidade atual de atenção contra a proliferação da Covid-19, estes nomeados acumularão função para auxiliar e acompanhar a adoção dos cuidados sanitários exigidos a todos que se dirigirem aos locais de votação.

 

TEMPO DE VOTAÇÃO

Questionado se os cuidados sanitários podem fazer com que o tempo de votação por eleitor aumente, Gealh é enfático de que o tempo permanece o mesmo, pois a forma de identificação e o tempo para registrar o voto não serão afetados. “Entretanto, devido à necessidade de respeitar o distanciamento entre as pessoas é esperado que ocorram filas, mas para acesso aos locais de votação. O eleitor que entrar no local de votação permanecerá o tempo extremamente necessário para se deslocar a sua seção eleitoral e registrar seu voto. As filas serão deslocadas para o acesso ao local de votação, porque seria impossível administrar o distanciamento necessário caso não fosse controlado o acesso ao local”, argumenta.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A expectativa da 121ª Zona Eleitoral de Marechal Rondon é que os resultados das eleições comecem a ser divulgados após 20 minutos do horário previsto para o término da votação, que ocorre às 17 horas.

 

COMO JUSTIFICAR O VOTO

Não haverá justificativa de voto nas seções eleitorais neste ano. No domingo, a justificativa poderá ser feita tão somente pelo aplicativo e-Título. Esta medida foi implantada como orientação para evitar a aglomeração de pessoas. “Tendo em vista a possibilidade de registrar a justificativa eleitoral no dia do pleito através de aplicativo de celular, bem como 60 dias após o pleito, não há necessidade de que as pessoas que não forem votar saiam de casa para se dirigir a um local de votação. Apenas quem irá votar deve se dirigir aos locais de votação no domingo das eleições”, reforça Fábio Gealh.

(Arte: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente