Fale com a gente

Municípios Chapa foi cassada

Justiça Eleitoral define novos vereadores em Cascavel após cassação de chapa do PL

Tribunal Superior Eleitoral entendeu que sigla teria fraudado cotas de gênero nas eleições de 2020. Partido nega acusações

Publicado

em

(Foto: RPC)

A Justiça Eleitoral definiu os dois novos vereadores suplentes que vão assumir na Câmara Municipal de Cascavel. A medida foi necessária depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou a chapa do Partido Liberal (PL).

Com a decisão do TSE, dois parlamentares perderam o cargo. A Câmara foi notificada da determinação e oficializou Carlos Xavier (Republicanos) e Josué de Souza (MDB) como novos vereadores.

Segundo o Legislativo, eles assumem as vagas de Celso Dal Molin e Aldonir Cabral, eleitos em 2020. A recontagem dos votos foi feita hoje pelo Fórum Eleitoral de Cascavel e foi acompanhada por representantes dos partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A Câmara deve iniciar na próxima quarta-feira (16) os trâmites para a posse dos vereadores.

Denúncia

Para o TSE, o PL cometeu uma fraude no preenchimento de cotas de gênero em 2020. A acusação é de que uma candidata foi colocada na chapa como laranja para cumprir a cota obrigatório de 30% de mulheres.

Porém, conforme o Tribunal, a candidata não fez pedido de voto e teria feito campanha para outros candidatos.

Em nota, a defesa dos vereadores do PL disse que ficou demonstrado “que não houve participação do partido ou dos vereadores na candidatura laranja”.

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente