Municípios Segurança biológica

Laboratório do Huop recebe cabine para realização de exames com amostras

(Foto: Divulgação)

O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) recebeu mais um equipamento para garantir a segurança dos profissionais durante a realização de exames com amostras. A cabine de segurança biológica, tem o custo de aproximadamente R$ 28 mil, e substitui outro equipamento antigo. “Nossa cabine estava defasada e não atendia mais nossas especificidades. Devido à questão da pandemia, houve a necessidade emergencial dessa compra para proteger a equipe que atua diariamente com as amostras, que podem ser infectantes”, diz o coordenador do Laboratório, Muriel Padovani.

A cabine possui motores de exaustão e 100% de pressão negativa, o que faz o ar ser liberado para fora de onde é manipulado. “Os aerossóis gerados são jogados para fora, logo após o ar ser filtrado. Ou seja, o equipamento faz a purificação, e dessa maneira também impede a contaminação do meio ambiente”, explica.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

Logo após os exames, uma lâmpada UV é responsável pela eliminação de possíveis gotículas ou aerossóis que possam ter caído sobre a bancada. “Elimina todos os resquícios biológicos de fungo, vírus e bactérias, para garantir que no próximo uso esteja isento de contaminantes”, ressalta.

Os exames com amostras de patologias infecciosas, segundo Muriel, são realizados diariamente no Huop, e tiveram um aumento por conta da pandemia da Covid-19. “E essas amostras geram aerossóis e por isso, é preciso manipular dentro das condições que permitem a segurança”, enfatiza. Entre os exames e diagnósticos que podem ser identificados com o auxílio do equipamento, está a Covid-19, H1N1, tuberculose, entre outros. “Temos uma demanda alta para exames de várias patologias infecciosas, sendo, portanto, um equipamento de grande valia para o setor mesmo após a pandemia”, conclui.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO