O prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden (Mano) (MDB), confirmou ao O Presente que nos próximos dias protocolará a chapa que lidera visando às eleições do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, cujo pleito está agendado para o próximo dia 14, em Foz do Iguaçu.
Em relação à chapa na qual se candidata à presidência da entidade, Mano informa que ainda não foi apresentada, no entanto está pronta e montada com todos os integrantes nos respectivos cargos. O gestor se encontra em período de férias e mesmo assim manteve diálogo com prefeitos, vices, vereadores e demais autoridades dos municípios com o objetivo de garantir a apresentação de um grupo de consenso para suceder a atual presidente Cleci Loffi (MDB), prefeita de Mercedes.
“Fico muito feliz pelo meu nome ter sido lembrado pelas autoridades, portanto juntamente com prefeitos, presidentes de associações comerciais e vereadores desejamos dar sequência ao trabalho que vem sendo muito bem conduzido pela presidente Cleci, assim como implantar outros projetos”, enaltece, acrescentando que lideranças de vários municípios completam a chapa que concorrerá ao pleito, devendo ser protocolada nesta semana. “Temos mescla de municípios para utilizar a experiência dessas pessoas com a finalidade de novamente oferecer boa gestão ao Conselho dos Lindeiros”.
PAUTA
Com abrangência regional e parcerias firmadas com Itaipu Binacional, entre outros órgãos, Mano acredita que inicialmente dialoga para que seja apresentada chapa de consenso na eleição. “Dessa forma trabalharemos com maior sintonia em busca da formação de uma pauta que contemple todos os municípios em assuntos de interesse, para posteriormente encaminhar as demandas às autoridades competentes”, afirma.
“Vamos procurar manter e, no que for possível, expandir os convênios realizados com a Itaipu, bem como governos estadual e federal, exemplo disso na área da segurança pública devido à faixa de fronteira na qual estamos inseridos”, salienta o candidato a presidente dos Lindeiros.
Segundo ele, o Conselho conquistou bastante respeito devido ao trabalho desenvolvido com seriedade. “Isso possibilita que ações já iniciadas permaneçam em realização. Acredito que as lideranças que compõem a nossa chapa contribuirão através da experiência e força de vontade para que projetos importantes sejam discutidos e realmente colocados em prática”, enfatiza.
Uma das questões é cobrar definição clara no que tange à continuidade do pagamento dos royalties de Itaipu aos municípios lindeiros após 2023. “Hoje recebemos royalties, mas temos certos compromissos que pesam nos orçamentos, então nada mais justo do que a continuidade do pagamento dos royalties aos municípios lindeiros”, frisa.
Outra questão está voltada à segurança pública, sendo a ideia do candidato a presidente da entidade de que os governos estadual e federal enxerguem a região com a preocupação que merece. “Estamos na fronteira e entendemos que os governos devem oferecer condições de segurança e toda tranquilidade necessária à população”, cita.
APOIO NA ITAIPU
Mano também manifesta receio no que diz respeito a eventuais mudanças no quadro da Itaipu a partir da posse do presidente Jair Bolsonaro. “Foi dito de um novo diretor-geral, que esse cargo pode ser assumido por um general. Caso isso ocorra, vamos respeitar e manter o suporte, mas devido aos projetos realizados e à proximidade existente demonstramos apoio à continuidade de Marcos Stamm como diretor-geral (brasileiro) e, especialmente, da continuidade do diretor de Coordenação, Newton Kaminski, que possui boa relação com as autoridades dos municípios”, revela.
“Muitos projetos atualmente desenvolvidos pela Itaipu vêm ao encontro da melhoria da qualidade de vida das pessoas que residem nas cidades, então para nós é importante a continuidade de algumas pessoas, dentre elas Kaminski”, ressalta Mano.
Depois da apresentação da chapa na qual postula a presidência do Conselho dos Lindeiros, o prefeito vai reforçar o diálogo com autoridades políticas e lideranças dos municípios que compõem a entidade para obter o sucesso almejado na eleição. “Em relação aos trabalhos, além de reivindicar, vamos cobrar a real implantação desses convênios e projetos, a exemplo do que vem acontecendo”, conclui.
O Presente