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Municípios Reta final

Liberado mais um trecho da duplicação da BR-163 entre Marechal Rondon/Toledo

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(Foto: Maria Cristina Kunzler/OP)

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou, neste fim de semana, mais um trecho da duplicação da BR-163 entre Marechal Cândido Rondon e Toledo. Trata-se do trecho urbano de Toledo próximo ao Centro de Eventos Ismael Sperafico e a Rua Barão do Rio Branco.

Para a conclusão total da obra, agora, faltam apenas um trecho de via marginal em Toledo e o trecho de Marechal Rondon até a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com recente nota do Dnit enviada à imprensa, “o contrato tem um prazo de execução até 25 de julho de 2022. Contudo, considerando as restrições orçamentárias da autarquia, não há previsão de conclusão dessas obras. Os valores previstos na lei orçamentária são bem aquém dos necessários para conclusão. O valor estimado para a conclusão da obra é de, aproximadamente, R$ 117 milhões”.

Para este locais, os trabalhos a serem executados são terraplenagem, drenagem e obras de arte corrente, pavimentação, obras de arte especiais, obras geotécnicas, sinalização, iluminação, obras complementares e meio ambiente.

 

A obra
As obras de duplicação da rodovia BR-163 no trecho entre Toledo e Marechal Rondon foram iniciadas em 2014 e inicialmente a previsão de conclusão era para o ano de 2017, mas por diversas paralisações, sempre decorrentes da falta de verba, os trabalhos ainda não foram finalizados.

Em setembro de 2021, o Dnit informou que as obras ficaram suspensas por 1.342 dias em sete anos.

Até o momento já foram investidos um total de R$ 329,8 milhões na execução das obras no trecho entre Marechal/Toledo. Os valores são reajustados conforme a inflação do período. A estimativa é de que sejam necessários pelo menos mais R$ 117 milhões para a execução total das obras.

 

Manutenção

Diante da incerteza da continuidade das obras restantes e sem previsão de entrega para 2022, a manutenção dos serviços já entregues e a segurança dos usuários da via são temas em debate.

De acordo com o Dnit, existe um contrato de manutenção e conservação da via e esses serviços pontuais continuam em execução.

 

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