Fale com a gente

Municípios Formação de líderes

Lideranças do Oeste são convidadas a implementar práticas voltadas ao desenvolvimento do protagonismo juvenil

Aproximadamente 100 pessoas de 20 municípios participaram da formação dirigida a estratégias de gestão para a juventude

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Representantes de 20 municípios, que trabalham na formação e interação com lideranças jovens, estudantes ou membros de setores públicos, participaram nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), em Cascavel da formação de lideranças juvenis para o protagonismo. O evento foi promovido pelo Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional em parceria com o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O facilitador, Tede William Gomes Camacho, trabalhou conteúdos teóricos com interação prática e dinâmicas de planejamento, organização, atitude e liderança. Foram dois dias de formação nos quais os participantes eram desafiados a colocar em prática os conceitos que eram vistos na teoria. Dentre as questões desafiadoras estavam os investimentos, gestão de recursos, comunicação, interação, planejamento e desenvolvimento de projetos.

O gestor do Convênio da Linha Ecológica, pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, ressalta que o convênio tem uma meta voltada especificamente para a juventude, para a promoção do protagonismo juvenil. “Estimulamos métodos e dinâmicas dentro de uma metodologia de vivências, ou seja, aplicação da teoria em atividades práticas”, ressalta.
Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, destaca que o objetivo é “colaborar com o desenvolvimento das lideranças juvenis para que aproveitem suas competências individuais e coletivas implementando projetos nas suas comunidades locais e despertando novas lideranças”.

Esta formação permite compartilhar ferramentas para que as dinâmicas sejam multiplicadas, segundo Tede Camacho. “O conceito de gestão é universal e o diferencial desta formação foi a vivência de determinadas situações”.

Para o professor Lucas Perucci, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), de Foz do Iguaçu, a experiência foi positiva para os estudantes que participaram e estão envolvidos em projetos de sustentabilidade.

Os dois encontros fizeram parte da Programação de Ações em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente