Fale com a gente

Municípios Região Oeste

Lindeiros e Amop promovem assembleia e debatem desenvolvimento regional

Diversas autoridades prestigiaram a assembleia conjunta entre a Amop e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, realizada em Cascavel

Publicado

em

Principal objetivo foi discutir e alinhar pautas que se referem ao desenvolvimento dos 54 municípios oestinos (Foto: Divulgação)

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) realizaram, na última sexta-feira (02), assembleia geral ordinária (AGO) conjunta em Cascavel. O principal objetivo foi discutir e alinhar pautas que se referem ao desenvolvimento, tanto dos municípios lindeiros como dos demais ligados à Amop.

As pautas conjuntas requerem maior interação, tendo em vista que neste ano a Itaipu Binacional ampliou a parceria que tinha com a região lindeira, abrangendo agora também para os 54 municípios do Oeste do Paraná.

Dentre os principais destaques, estiveram em pauta a formação de uma comitiva para participação na assembleia da Associação Nacional dos Municípios Sedes de Usinas Hidroelétricas e Alagados (AMUSUH) visando buscar um aumento do percentual de repasse dos royalties. Além disso, também foram apresentados projetos em desenvolvimento, caso da IV Gincana Jovens Lindeiros Ligados à Vida, lançamento do Projeto Mais Verão, que ocorre até 04 de março em 14 municípios, divulgação do projeto Futsal Lindeiros e apreciação da ata de reunião do conselho fiscal para aprovação das contas de 2017 do Conselho dos Lindeiros.

Com características peculiares, pleitos específicos dos 16 municípios que margeiam o Lago de Itaipu foram citados, como os atendimentos à saúde e à área de segurança, acentuados pelas características inerentes à região de fronteira e movimentação de pessoas entre Brasil e Paraguai.

 

Futsal Lindeiros

A presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e prefeita de Mercedes, Cleci Loffi , chamou a atenção dos prefeitos para agilizarem junto à Itaipu os trâmites necessários para aderir ao projeto Futsal Lindeiros. O prazo se encerra nos próximos dias. Serão trabalhadas as categorias sub-11, sub-13 e sub-15. “A Itaipu vai contratar professor de Educação Física para trabalhar o projeto, assim como arbitragem e aquisição de premiação, além de material esportivo. Os municípios vão disponibilizar transporte e alimentação para os atletas”, menciona.

 

Pleitos Conjuntos

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, ressaltou o empenho dos municípios lindeiros, Itaipu e Amop pela união e defesa conjunta dos pleitos regionais.

Para o deputado estadual Elio Rusch, há a necessidade de investimento em todos os municípios que fazem parte da bacia que deságua seus rios no Lago de Itaipu, com ações voltadas à sustentabilidade e preservação ambiental. “É necessário se preocupar com as próximas gerações. Desenvolvimento integrado por intermédio das entidades, é muito importante este trabalho que está sendo feito”, frisou.

O deputado Adelino Ribeiro ressaltou que, neste momento, há a possibilidade de mais investimentos em conjunto com a Itaipu Binacional e por intermédio do Governo do Estado.

O presidente da Amop e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixerinha), por sua vez, declarou que o ano de 2017 foi de muitas conquistas para a entidade, com destaque para a Itaipu que abriu a parceria para além dos Lindeiros e passa a investir em todos os municípios do Oeste do Paraná.

 

Projetos e Ações

O diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Newton Kaminski, apresentou ações e projetos da estatal. Os convênios renovados, assim como as novas parcerias, obedecem um orçamento celebrado para 2018. “O desafio é consolidar a parceria por intermédio de planejamento em diferentes áreas como conservação de solo, recuperação de nascentes e demais ações que geram resultados positivos quanto à preservação, principalmente relacionado à sedimentação no reservatório de Itaipu”, expôs.

Como ocorreu nos Lindeiros, Bacia do Paraná 3 e, agora no Oeste do Paraná, devem ser levadas ações conjuntas. Entre os destaques para este momento na região lindeira está a revitalização das praias, o que possibilita, inclusive, a exploração comercial dos espaços. “Precisamos melhorar também, em conjunto com a Copel, a qualidade da energia, principalmente na área rural dos municípios, que demanda de fornecimento contínuo para a manutenção de determinadas atividades produtivas”, frisou o dirigente.

 

Com informações Assessoria 

Copyright © 2017 O Presente