Fale com a gente

Municípios Santa Helena

Lixo eletrônico é transformado em objetos de estudo para alunos do Ccica

Publicado

em

Yara Beling relembrou que a campanha transcorre durante o ano todo, mas é intensificada nos meses de maio e novembro (Foto: Divulgação)

Uma parceria entre a UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Santa Helena, deu início ao projeto da recolha de materiais eletrônicos, que são utilizados em aulas de robótica e circuitos digitais.

A recolha dos materiais é feita nas escolas municipais, na UTFPR, prefeitura e subprefeituras do município, onde estão instaladas caixas para que a população possa doar objetos que não são mais utilizados, como celulares, telas LCD, pendrives, cartões de memória, computadores e notebooks. Os materiais inutilizados pela população poderão ser transformados em outros aparelhos, com diversas funções.

Conforme o Professor Itamar Iliuk, idealizador do projeto das aulas de manutenção e montagem de computadores e robótica, tudo é aproveitado e reutilizado em sala de aula: “Temos sentido uma grande melhora no interesse dos alunos, tanto da Universidade quanto do Ccica, pelo conhecimento da área de tecnologia. Esperamos que com isso, os alunos e cidadãos se tornem mais conscientes, tanto na questão da reciclagem quanto ao aproveitamento do material recolhido na campanha”, afirma o professor da UTFPR.

Para a diretora do departamento de Coleta e Reciclagem, Yara Beling, a ideia é que materiais eletrônicos não sejam descartados em locais impróprios, e acima de tudo, sejam utilizados no aprendizado dos alunos da UTFPR e, posteriormente, aos do Ccica, que recebem aulas de robótica.

Yara Beling relembrou que a campanha transcorre durante o ano todo, mas é intensificada nos meses de maio e novembro. Ela informa que haverá uma demonstração do uso dos materiais amanhã: “Quarta-feira, na feira do produtor na Praça Central, estaremos com uma barraca recolhendo o material, e demonstrando elementos eletrônicos que foram fabricados através de materiais doados”, conclui Yara.

 

Com assessoria

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente