Fale com a gente

Municípios Destaque nacional

Maripá e Santa Helena têm iniciativas reconhecidas pelo Ministério da Saúde

Publicado

em

Foto ilustrativa

O Ministério da Saúde reconheceu iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

A homenagem condecora as cidades que estão trabalhando pelo fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS). Além disso, o certificado é reconhecimento do esforço dos profissionais de saúde em todo o país que, mesmo em face de uma emergência sanitária de caráter mundial, prioriza o papel da APS como porta de entrada no sistema de saúde.

“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o governo federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Raphael Câmara.

Foram certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil, com ano-base 2020.

No Paraná, apenas nove municípios alcançaram o índice, sendo que somente dois são da 20ª Regional de Saúde de Toledo: Santa Helena e Maripá, sendo que o município santa-helenense ficou em primeiro lugar no Estado e o maripaense em quarto.

 

Gratificante

“Desde janeiro de 2020, começou a valer o novo programa Previne Brasil, que surgiu para substituir o programa Saúde da Família, programa de Agente Comunitário, dentre outros da atenção primária em saúde. No primeiro ano, cada município tinha sete metas de indicadores para cumprir, em cada quadrimestre. Para nós é muito gratificante, principalmente porque foi em meio a uma pandemia. O Ministério da Saúde resolveu, de certa forma, premiar com esse selo os municípios que conseguiram se destacar na pandemia, fortalecendo as ações de atenção primária”, detalha a ex-secretária de Saúde de Maripá, Andreia Bento Maria Scudeller, responsável pela pasta no ano de 2020.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente